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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O Interdisciplinary Journal of Health Education (IJHE) é um periódico científico eletrônico internacional, semestral, editado pelo Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará, composto por revisores em pares e colaboradores brasileiros e internacionais.

Os editores e colaboradores almejam tornar a revista uma referência em assuntos relacionados à educação em saúde, no Brasil e no mundo.

Os conteúdos oferecidos são direcionados a alunos, docentes, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior bem como para interessados em serviços de atenção e gestão em saúde que possuam o ensino e a pesquisa como importantes vertentes para se alcançar a excelência em suas ações.

Missão da revista para a educação e a pesquisa

Os manuscritos submetidos para a IJHE poderão ser utilizados pelos editores para fins de ensino e pesquisa envolvendo os autores dos trabalhos enviados.

A IJHE publica contribuições originais com o intuito de desenvolver o estudo sobre temas relacionados ao ensino/educação em saúde. A política editorial da revista consiste em discutir esta área sob a ótica da formação dos profissionais de saúde, de uma perspectiva crítica, sistemática e interdisciplinar. Antes de fazer a submissão de um manuscrito, recomenda-se a leitura e o atendimento destas normas para publicação (Instruções aos autores).

Dados de autoria que o autor deve inserir no sistema de submissão 

Os autores devem se cadastrar e submeter seus trabalhos através do sistema eletrônico da

Revista com seu login e senha, criada no momento do cadastro. O Autor alimenta os

metadados referentes ao trabalho submetido e aos dados pessoais dos autores. Dentre os

dados dos autores: Pré-nome; nome do meio; sobrenome; instituição; País; E-mail; Resumo da

Biografia (Ex.: formação, departamento, área, especialidade). 

Tipos de documentos que o autor deve inserir durante a submissão 

  1. Página de Rosto do trabalho a ser publicado, conforme normas estabelecidas; 

  1. Texto do artigo ou trabalho a ser publicado, conforme normas estabelecidas; 

  1. Declaração de autoria (conforme modelo em anexo); 

  1. Autorização do comitê de ética para pesquisa com seres humanos. 

Tipos de artigos aceitos pela revista

A revista aceita contribuições inéditas, nos idiomas português ou inglês de acordo com os tipos abaixo indicados (consulte também o item 8, sobre a formatação das contribuições). Por ser um periódico com avaliação duplo cega por pares, qualquer tipo de contribuição (exceto Resumos de Teses e Dissertações) deve ser apresentada com:

  • Página de rosto separada, contendo: título do trabalho (em português e em inglês), título resumido do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), titulação e vínculo institucional, instituição(ões) do(s) autor(es) - Nome completo da Instituição, Cidade, Estado, País -; dados do autor para correspondência – nome, endereço postal e e-mail -, local onde foi desenvolvido o estudo, fonte de financiamento e bolsas concedidas (se houver), indicação de eventual apresentação do trabalho em eventos, conflito de interesse (se houver). A Folha de Rosto deve ser enviada em um arquivo separado das contribuições (manuscritos) – ver item 5b (abaixo).

  • Ressalta-se que: as contribuições não devem conter dados de autoria nas propriedades do documento, nem em seu conteúdo. As contribuições devem ser iniciadas pelo título, seguido do conteúdo, expresso de acordo com o tipo da publicação (veja abaixo e atente-se ao item 8 destas Instruções). 

a) Carta ao Editor: máximo 2 páginas de mil palavras (incluindo referências), com até três autores, sem ilustrações, e Página de rosto (separada da Carta ao Editor). A carta ao editor constitui uma oportunidade e um meio pelo qual um leitor poderá expressar uma opinião em favor ou contra um artigo publicado, em conformidade com aspectos éticos a serem julgados pelo corpo editorial da revista, de forma que seja prevenido qualquer teor de ataque ou injúria moral aos autores do artigo comentado.

b) Ensaios: Produção textual de amplo alcance teórico-analítico, não conclusivo e não exaustivo, resultante de reflexão inovadora sobre temas atuais dentro do escopo da revista. Textos com estrutura livre e com até 15 páginas, incluindo as referências, e Página de rosto (separada do Ensaio).

c) Artigos Originais: trabalhos resultantes de pesquisa ou experiências no campo do ensino em saúde com no máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, figuras e notas. Sua estrutura deve conter: Página de rosto (separada do Artigo) e Artigo com título em português e em inglês, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, objetivos, método, resultados, discussão, conclusão e referências. É importante ressaltar que o(s) nome(s), titulação e instituição do (s) autor (es) deverão ser inseridos apenas na folha de rosto, pois as avaliações por revisores em pares são feitas de modo cego. Em suma, os dados de autoria não devem aparecer nas propriedades dos arquivos enviados na submissão.

d) Relato de Experiência: artigos que descrevem condições de experiência dos autores em determinado campo de atuação. Devem mostrar reflexão sobre a prática, podendo apontar caminhos para estudos sistemáticos de caráter exploratório ou não. Tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo e não necessitam ter a estrutura dos artigos originais. Sugere-se introdução ou contextualização, descrição da experiência, resultados e impactos, considerações finais em até 10 páginas, incluindo as referencias. Deve-se apresentar uma Página de rosto (separada do Relato de Experiência).

e) Resenhas: Resumo e crítica a conteúdo de livro relacionado aos campos de confluência da revista, publicado ou traduzido nos últimos três anos. Tamanho: até 2 páginas. Deve-se apresentar uma Página de rosto (separada da Resenha).

f) Resumos de Tese e Dissertação: descrição sucinta de dissertações de mestrado, teses de doutorado e/ou de livre-docência, constando de resumo com até uma página, contendo: título e palavras-chave em português, inglês, autor, orientador, programa de pós-graduação, curso e instituição em que o trabalho foi desenvolvido. Informar o endereço de acesso ao texto completo, se disponível na internet. A publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em qualquer periódico.

Os trabalhos passíveis de serem submetidos devem ser enquadrados em uma das categorias abaixo, conforme padrões gerais preconizados mundialmente indicados entre parênteses.

a) Estudo controlado e randomizado (http://www.consort-statement.org)

b) Estudo de caso-controle (http://strobe-statement.org)

c) Estudo de coorte (http://strobe-statement.org)

d) Estudo de prevalência (http://strobe-statement.org)

e) Estudos de acurácia diagnóstica (http://www.bristol.ac.uk/quadas/quadas-2/)

f) Validação, bem como tradução e validação cultural de questionários, conforme padrões amplamente aceitos e sugeridos abaixo:

i) Peter H. Rossi, James D Wright and Andy B. Anderson 
Handbook of Survey Research ISBN: 978-0-12-598226-9;

ii) Pasquali, L. (Org.) (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília: LabPAM; IBAP

iii) http://www.methodspace.com/profiles/blogs/validating-a-questionnaire

vi) http://www.methodspace.com/profiles/blogs/validating-a-questionnaire

g) Estudos do tipo “antes e depois” (before and after study designs) (http://strobe-statement.org)

h) Estudos qualitativos (http://srs-mcmaster.ca/wp-content/uploads/2015/05/Guidelines-for-Critical-Review-Form-Qualitative-Studies.pdf)

i) Relato de caso (http://strobe-statement.org)

j) Relato de experiência (http://www.ibissoft.se/users/ilia/exp_guidelines.htm)

l) Revisão Narrativa

m) Revisão Sistemática (http://www.bristol.ac.uk/quadas/quadas-2/)

n) Série de casos (http://strobe-statement.org)

Aspectos éticos e legais

O conteúdo e opiniões expressas nas publicações desta revista são de responsabilidade exclusiva dos autores.

A submissão do manuscrito a IJHE implica que o trabalho não tenha sido publicado na íntegra em outro periódico ou veículo de comunicação, e que não esteja sob consideração para publicação em outra revista.

O uso de iniciais, nomes ou números de registros, bem como fotografias dos participantes da pesquisa não devem ser inseridos no manuscrito e nas propriedades do arquivo. .

Os manuscritos deverão ser apresentados, de acordo com o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE, do inglês, International Committee of Medical Journal Editors), disponível emhttp://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf.

Estudos realizados em humanos, no Brasil, devem atender a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Brasil) e deve-se incluir, no manuscrito, o número do parecer de aprovação pela Comitê de Ética em Pesquisa. O parecer deve ser encaminhado junto ao manuscrito em versão PDF.

Não serão aceitos o plágio e outras práticas antiéticas, conforme preconizado pelo Código de Condutas e Diretrizes para as Melhores Práticas entre Editores de Revistas, do Comitê de Ética em Publicações (COPE, do inglês, Committee on Publication Ethics), disponível em:

A menção de instrumentos, materiais ou substâncias de propriedade privada deve ser acompanhada da indicação de seus fabricantes. Caso haja reprodução de imagens ou outros elementos de autoria de terceiros deve ser apresentada a autorização de reprodução pelos detentores dos direitos autorais.

Submissão dos manuscritos

Os manuscritos deverão ser submetidos somente online de acordo com as instruções a seguir. Os autores dos trabalhos sem a correta formatação serão contactados para fazerem as devidas correções.

Itens exigidos para envio dos manuscritos

  1. Manuscrito completo sem identificação de autoria para cada categoria: artigo original, relato de experiência, resenhas, ensaio, resumos de dissertações e teses.

  2. Arquivo com imagens, tabelas e figuras deverão ser inseridas no final do manuscritos, com sua devida citação no corpo do texto, por meio de numeração consecutiva de tabelas, figuras e imagens em seu texto..

  3. Página de rosto deverá ser inserida no sistema no local destinado ao “envio de documentos suplementares”;

  4. Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, quando indicado, deverá ser inserida no sistema no local destinado ao “envio de documentos suplementares”;

  5. Revisão e submissão: verifique atentamente se todas as etapas foram cumpridas e clique em enviar para completar a submissão. 

Apresentação do manuscrito

a) Apresentação

O texto deve ser digitado em processador de texto Word (formato .DOC ou DOCX) ou compatível, em tamanho A4, com espaçamento de linhas 1,5, fonte Arial e tamanho 12. O manuscrito não deve conter dados de autoria em suas propriedades nem no corpo do texto. O manuscrito não deverá ser apresentado com marcas de revisão nem destaques em cores.

Em todos os itens, o texto deve ser estruturado a partir de títulos e subtítulos das partes, à esquerda, com numeração obrigatória. Os títulos deverão ser digitados em negrito e os subtítulos em itálico.

b) Página de rosto:

A página de rosto deve conter:

i) Título do trabalho e versão em inglês;

ii) Título abreviado com até 40 caracteres;

iii) Nome completo dos autores, titulação e vínculo institucional, nome da Instituição por extenso, cidade e país da instituição;

iv) Local em que foi desenvolvido o estudo;

v) Endereços postal e eletrônico do autor correspondente;

vi) Indicação de órgão financiador do estudo, se for o caso, e de bolsas concedidas;

vii) Indicação de eventual apresentação em evento científico ou se é resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado;

viii) Indicação de eventual conflito de interesse.

Obs.: O autor correspondente deverá assegurar que as seguintes informações sejam providenciadas para cada autor, durante o processo de submissão:

a) Endereço completo, incluindo o país, instituição, telefone e email. É de responsabilidade do autor correspondente assegurar que cada autor abra uma conta de usuário no sistema de submissão, com informações atualizadas;

b) As contribuições individuais feitas por cada autor no trabalho submetido;

c) Todos os autores devem atender aos seguintes critérios de autoria:

  • Contribuições substanciais para a concepção e planejamento do estudo; ou aquisição, análise ou interpretação dos dados do estudo e;

  • Preparo das versões iniciais do trabalho ou revisão crítica com importantes contribuições intelectuais; e

  • Aprovação final da versão submetida; e

  • Estar disponível para todos os aspectos do trabalho, assegurando que questões relacionadas à acurácia e integridade de qualquer parte do trabalho sejam apropriadamente investigadas e resolvidas;

d) Detalhes dos agradecimentos;

e) Uma afirmação indicando se a aprovação do trabalho por um Comitê de Ética foi necessária e recebida, com o número do processo ou código, bem como o Comitê que expediu o parecer. Em casos em que a análise por um Comitê de Ética não seja necessária, solicitamos anexar o parecer do próprio comitê, indicando a dispensa. Todo o trabalho envolvendo pesquisa em seres humanos deve estar de acordo com a Declaração de Helsinki (http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/);

f) Detalhes de todo e qualquer possibilidade de conflito de interesse. O conflito de interesse se caracteriza, quando um julgamento relacionado a um interesse primário, e genuinamente de interesse comum (por exemplo, a validade do estudo), pode ser influenciado por interesses secundários de âmbito particular (por exemplo, ganhos financeiros, favorecimentos nas inter-relações pessoais ou rivalidade profissional).

Critérios para o manuscrito

Todos os trabalhos devem ser redigidos de modo claro, com informações relevantes e de interesse para regiões ou circunstâncias específicas ou, ainda, para circunstâncias gerais e de interesse para o mundo.

Para trabalhos de pesquisa, a metodologia deve ser apropriada, com resultados válidos e conclusões plausíveis, amparadas por evidências prévias e adequadamente citadas. É fundamental que os autores incluam argumentos adequados, que justifiquem a forma que o trabalho contribuirá para o avanço do conhecimento no tema pretendido. De acordo com este critério.

Os trabalhos serão avaliados e selecionados por sistema de revisão duplo-cega, em pares, sendo aceitos trabalhos nas línguas portuguesa e inglesa, mas invariavelmente com resumos em inglês.

Processo editorial

Todos os trabalhos submetidos serão lidos, inicialmente, por um de nossos editores. Trabalhos considerados não prioritários serão rejeitados nesta fase. Os demais trabalhos de interesse serão enviados para profissionais especialistas no tema de interesse, bem como para profissionais com conhecimentos mais generalistas que envolvam a metodologia científica. As identidades dos autores não estarão disponíveis para os revisores, sendo adotada a metodologia de revisão duplo cega por pares, na qual as identidades de autores e revisores são preservadas e não são conhecidas nem pelo autor, nem pelo revisor.

O tempo médio para a decisão inicial será de, aproximadamente, dois meses. Caso os pareceristas solicitem ajustes, os autores devem cumprir prazos estipulados para que o manuscrito não seja considerado como nova submissão. Todos os trabalhos aceitos serão editados, de acordo com o estilo de nossa revista e retornados para o autor, no formato de documento de prova, para posterior aprovação, por parte do autor. Os autores serão responsáveis por todas as afirmações que constarem no trabalho. - A revista enviará pareceres para todos os autores, até mesmo para aqueles que os editores rejeitarem na primeira avaliação com os motivos que levaram à aprovação, aprovação condicional ou a rejeição via sistema. A revista usará um software para detecção de plágio.

Formatação

1- Página de Rosto

a) Página de rosto: título do trabalho (em português e em inglês), título resumido do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), titulação e vínculo institucional, instituição(ões) do(s) autor(es) - Nome completo da Instituição, Cidade, Estado, País -; dados do autor para correspondência – nome, endereço postal e e-mail -, local onde foi desenvolvido o estudo, fonte de financiamento e bolsas concedidas (se houver), indicação de eventual apresentação do trabalho em eventos, conflito de interesse (se houver). A Folha de Rosto deve ser enviada em um arquivo Formato DOC ou DOCX, separado das contribuições (manuscritos).

2 – Contribuições/Manuscritos

b) Título e identificação: O título deve ser preciso e conciso, em negrito e centralizado, fonte Arial, tamanho 12, maiúscula, logo abaixo deve constar a versão em inglês, não devendo ultrapassar o número máximo de 18 palavras independente do idioma.

c) Resumo: O resumo deverá conter no máximo 300 palavras, não devendo conter parágrafos e citações de autores e datas. Os resumos deverão ser estruturados, os resumos de artigos originais deverão mencionar o objetivo, método, resultados e conclusões. No relato de experiência deverá conter contextualização, descrição da experiência e considerações finais. Nas demais modalidades deverá conter introdução, desenvolvimento e considerações finais.

d) Palavras-chave: As palavras-chave devem ser de três a cinco para fins de indexação do trabalho, separadas por um ponto entre elas, pesquisadas nos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde.

e) Abstract e key-words: O resumo em inglês deverá ser apresentado logo após o resumo em português, seguindo as mesmas normas apontadas anteriormente. A versão em inglês do resumo deve ser fiel à versão em português. As key-words devem ser de três a cinco para fins de indexação do trabalho, separadas por um ponto entre elas, pesquisadas nos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde, bem como no Mesh (Medical Subject Headings, da U.S. National Library of Medicine, disponível em www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh ou ERIC http://eric.ed.gov/), sendo semelhantes e em igual número às palavras-chave em português. Não usar tradutores eletrônicos.

f) Introdução (Artigos Originais) ou Contextualização (Relatos de Experiência): Deve ser objetiva e conter breve revisão da literatura relatando o contexto e a situação atual dos conhecimentos sobre o tema e apresentação do problema, a lacuna do conhecimento, destacando sua relevância. Devem ser pertinentes e alinhadas ao(s) objetivo(s) do manuscrito, os quais devem estar explicitado(s) ao final desta seção.

g) Método (Artigos Originais): O método deve ser descrito de forma clara devendo conter: delineamento do estudo, critérios de inclusão, processo de seleção, amostragem e alocação dos participantes, procedimentos e instrumentos de coleta, critérios de mensuração do desfecho, bem como métodos de análise dos dados de forma a possibilitar reprodutibilidade do estudo.

Nos estudos envolvendo seres humanos deve haver referência a existência de um termo de consentimento livre e esclarecido apresentado aos participantes, após a aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa.

h) Descrição da Experiência (Relatos de experiência): Nos casos de relatos de experiência deve-se descrever detalhadamente a população envolvida, o local, as ações realizadas, as dificuldades e potencialidades.

i) Resultados (Artigos originais): Apresentar os resultados em sequência lógica, de forma sintética e concisa. Expor os resultados relevantes para o objetivo do trabalho e que são discutidos no artigo. Apresentar tabelas ou figuras de forma a serem autoexplicativas e com análise estatística, se houver, evitando repetir no texto os dados ilustrados.

j) Resultados e Impactos (Relatos de Experiência): Nos casos de relato de experiência deverão ser apresentados os principais resultados, os impactos da experiência sobre o problema elencado, e uma análise crítica e reflexiva sobre a experiência, as dificuldades encontradas e as estratégias empregadas para superá-las.

l) Discussão (Artigos Originais): A discussão deve conter a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e a comparação dos achados com a literatura, comentando e explicando as diferenças encontradas. Deve incluir a avaliação dos autores sobre as limitações do estudo e sobre os seus principais desdobramentos com indicação para novas pesquisas na área. Deve explicitar a contribuição do estudo para a prática e a pesquisa relacionadas à área de conhecimento abordada.

Os trabalhos de natureza qualitativa podem juntar as partes resultados e discussão ou mesmo ter nomeações diferentes das partes, sem fugir da estrutura lógica de artigos científicos.

m) Conclusões (Artigos Originais), Considerações Finais (Relatos de Experiência): Apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos da pesquisa, bem como, indicar caminhos para continuidade do estudo.

Indicar como a experiência contribuiu para avanços sobre o problema apresentado, como pode ser empregada em outras realidades, bem como as principais potencialidades da experiência e os desafios a serem transpostos.

n) Referências:

Todos os autores e trabalhos citados no texto devem constar dessa seção e vice-versa, seguindo os Requisitos Uniformizados para Manuscritos Submetidos a Jornais Biomédicos, elaborados pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (norma Vancouver). Os títulos de periódicos devem ser escritos de forma abreviada, de acordo com a List of Journals do Index Medicus. Exemplos:

http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Numerar as referências por ordem de entrada no trabalho e usar esses números para as citações no texto. As citações das referências devem ser mencionadas no texto em números sobrescritos (expoente), sem datas. A lista de referências ao final do trabalho deve ser numerada e apresentada na mesma ordem em que as citações aparecem no texto. Todas as referências citadas no corpo do texto devem constar na lista de referências e vice-versa.

Evitar número excessivo de referências e as de difícil acesso, selecionando as mais relevantes para cada afirmação e dando preferência para os trabalhos mais recentes (5 anos).

O número máximo de referências deve ser 30, sendo os autores responsáveis pela exatidão dos dados constantes das mesmas.

Modelos para todos os tipos de citações de artigos, livros, comunicações pessoais, sítios eletrônicos, entre outros, segundo o padrão Vancouver, poderão ser consultados em:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/?amp=&depth=2

Exemplos:

Artigos

Ziganshin BA, Yausheva LM, Sadigh M, et al. Training young Russian physicians in Uganda: a unique program for introducing global health education in Russia. Ann Glob Health. 2015 Sep-Oct;81(5):627-35. http://dx.doi.org/10.1016/j.aogh.2015.10.007. PMid:27036719.

Sites de internet:

International Committee of Medical Journal Editors [homepage on the Internet]. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publications [cited 2016 Apr 05]. Available from: http://www.icmje.org

Livros de autoria conhecida

Puig-Samper MA, Ruiz R, Galera Andres, editors. Evolucionismo y cultura: darwinismo en Europa e Iberoamerica. Aranjuez (Spain): Ediciones Doce Calles; 2002. 407 p.

Capítulos de livros

Bundy D, Shaeffer S, Jukes M, et al. School-based health and nutrition programs. In: Jamison DT, Breman JG, Measham AR, et al., editors. Disease control priorities in developing countries. 2nd ed. Washington (DC): World Bank; 2006. Chapter 58.

Livros de autoria não explícita (desconhecida)

Transforming and scaling up health professionals’ education and training: WHO Education Guidelines 2013. Geneva: World Health Organization; 2013.

Livros de autoria institucional

National Research Council (US) Committee on High School Biology Education; Rosen WG, editor. High-school biology today and tomorrow: papers presented at a conference. Washington (DC): National Academies Press (US); 1989.

Comunicações pessoais por email

Andriolo RB. Concerning method of randomisation and missing data [Internet]. Message to: Regis Bruni Andriolo. 2004 Sep 20 [cited 2004 Sep 20]. [1 paragraph].

o) Tabelas, figuras, gráficos e anexos:

As tabelas, quadros, figuras, gráficos e anexos são limitadas a seis (6) no total, que não serão computados no número de páginas permitidas no manuscrito. Tais elementos deverão ser inseridos em arquivo em anexo no sistema de submissão, mas citados no corpo do texto, para posterior inserção na versão final, por meio de suas numerações indicando a fonte das informações apresentadas na parte inferior. Em caso de tabelas, quadros, figuras, gráficos e anexos já publicados, os autores deverão apresentar documento de permissão assinado pelo(s) autor(es).

  • Tabelas, quadros e respectivos textos: devem estar em formato editável (DOC ou DOCX) e incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas (máximo permitido de uma página) ou pequenas, com dados que possam ser descritos no texto. As tabelas devem ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos.

  • Figuras e gráficos: devem estar em boa qualidade e boa resolução (300 DPI ou superior) com os dados legíveis e nítidos. Devem ser citadas e numeradas, consecutivamente, em arábico, na ordem em que aparecem no texto. Deve ser evitado a inserção de figuras e gráficos grandes (máximo permitido de uma página). Figuras de baixa qualidade não serão aceitas e podem resultar em atrasos no processo de revisão e publicação (imagens, figuras ou desenhos devem estar em formato JPEG. Outros tipos de gráficos devem ser produzidos em programa de imagem - photoshop ou corel draw e salvos em JPEG).

  • Anexos: Serão aceitos quando contiverem informação original importante ou algum destacamento que complemente, ilustre e auxilie a compreensão do trabalho. Ao utilizar um anexo, por favor, cite-o em seu texto.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.DOC ou .DOCX).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Arial de 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas deverão ser citadas no corpo do texto e inseridas ao final do documento na forma de anexos, para posterior inserção no mesma localização da citação, pelos diagramadores da revista.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Autorização para publicação e garantia de direitos para os a IJHE.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Autoria

 

Os trabalhos publicados na Interdisciplinary Journal of Health Education (IJHE) são sujeitos às leis e convenções de direitos autorais internacionais e do Brasil.

Cada autor deve ler e assinar as declarações sobre: 1) direito autoral; 2) atribuição de autoria e contribuição; 3) conflito de interesses e 4) declaração de financiamento. No caso de co-autoria, cada um deve preencher este formulário e enviá-lo eletronicamente pelo co-autor correspondente.

 

Título : ________________________________________________________________

 

1) Direitos Autorais

Para edição de meu artigo pela revista Interdisciplinary Journal of Health Education , venho transferir, atribuir e transmitir todos os direitos autorais, exclusivamente, para a Interdisciplinary Journal of Health Education . Afirmo que este artigo científico apresentado não foi publicado anteriormente, de modo parcial e em sua totalidade, em qualquer formato (papel ou eletrônico). Também declaro que o conteúdo não sofreu simultânea submissão em outro periódico científico, sob qualquer forma, nem está sujeito a direitos autorais ou quaisquer outros direitos, exceto o meu próprio para esta revista.

 

2) Atribuição autoria e contribuição

Declaro que participei de forma significativa na construção e formação desde estudo, tendo, enquanto autor, responsabilidade pública pelo conteúdo deste, pois, contribuí diretamente para o conteúdo intelectual deste trabalho e satisfaço as exigências de autoria (marque todos que se aplicarem):

 (    )  Concepção e desenvolvimento (desde a idéia para a investigação ou artigo, criou a hipótese)

 (     ) Desenho metodológico (planejamento dos métodos para gerar os resultados)

 (    )  Supervisão (responsável pela organização e execução do projeto e da escrita do manuscrito)

(     )  Coleta e tratamento dos dados (responsável pelos experimentos, pacientes, organização dos dados)

(     )  Análise / interpretação (responsável pela análise estatística, avaliação e apresentação dos resultados)

 (    )  Levantamento da literatura (participou da pesquisa bibliográfica e levantamento de artigos)

 (     ) Redação (responsável por escrever uma parte substantiva do manuscrito)

 (     ) Revisão crítica (revisei o conteúdo intelectual do manuscrito antes da apresentação final)

 (     ) Outros (listar outras contribuições específicas) ......................................................................................................­­­­­

3) Conflito de Interesse  

Caso haja quaisquer conflitos de interesses e financeiros em meu nome, em relação ao conteúdo deste documento, foram claramente divulgados na Interdisciplinary Journal of Health Education  em uma carta para o editor.

4) Financiamento Demonstrações

Se houve fontes de suporte externas ao projeto, estas foram claramente indicadas na carta de apresentação, bem como o papel das organizações de financiamento na condução do estudo, descrito na seção Métodos do manuscrito.  

 

Conforme os dados (abaixo), confirmo que li as instruções para os autores como expostas no site da revista cumprido todas as exigências deste acordo.

                                  

Nome: .......................................................................... CPF/Passaporte: .....................                                                                                                                                                                                 

Email: ............................................................................ Telefone: .............................................

 

IES QUE TRABALHA OU ESTUDA ................................................ SETOR: ...................................

 

Endereço Residencial: ..........................................................................................................................

 

Assinatura: ...................................................................................................................................

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.