“E se fosse comigo?” Representação social de adolescentes sobre gravidez

Aldine Cecilia Lima Coelho, Layla de Cássia Bezerra Bagata, Sheyla Silva de Oliveira, Yara Santana Lima

Resumo


Introdução: A gravidez precoce gera grande repercussão na vida pessoal e social das adolescentes, logo se tem a necessidade de conhecer a representação social da gravidez na vida destas.

Objetivo: conhecer as representações sociais de adolescentes sobre a gravidez. Métodos: estudo qualitativo descritivo fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Realizado em uma escola estadual de Santarém - Pará, com adolescentes entre 10 e 19 anos não gravidas, que foram colocadas diante de uma suposta gestação. Utilizou-se como instrumento a entrevista guiada por roteiro de perguntas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 36127814.4.0000.5174.

Resultados: emergiram três categorias que representam as reações das adolescentes frente à suposta gestação, todas representadas negativamente, as repercussões da gestação na vida na escola e nas amizades e a tomada de decisão diante desta, representada sempre como acolhida a criança. Conclusão: evidenciou-se que gravidez precoce é representada negativamente pelas adolescentes, considerada inoportuna devido ao fato de ainda estarem na escola e por serem financeiramente dependes. Tais evidências reforçam a necessidade do envolvimento dos profissionais da saúde em estudos que revelem o protagonismo dos sujeitos em seu autocuidado.


Palavras-chave


Gravidez na adolescência, Psicologia social, Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i2.106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil