Cenários de prática no Sistema Único de Saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Odontologia

Thiago de Albuquerque e Silva, Simone Rennó Junqueira

Resumo


Objetivo: As propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de odontologia, em 2002, visam formar profissionais de saúde mais preparados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do fortalecimento da articulação entre as Instituições de Educação Superior (IES) e o serviço público. A principal estratégia é a inserção dos alunos no serviço público, a qual foi explorada nessa pesquisa, na busca de seu sentido como estratégia pedagógica e seu papel no processo de formação em saúde.

Método: Na primeira fase foi proposto uma análise documental do projeto pedagógico de uma IES privada e das DCN, com intuito de contextualizar parte da realidade local e compreender as principais sugestões das DCN. Na segunda fase, 10 alunos de odontologia da IES privada que atuaram no SUS, aceitaram participar da pesquisa no meio virtual, em grupos secretos de discussão do Facebook. Foram utilizadas questões abertas relacionadas à odontologia, ao SUS e à graduação. As publicações dos alunos, o projeto pedagógico da IES privada e o documento das DCN foram analisados por meio de Mapas Conceituais, validados, respectivamente, pelos discentes, pelo coordenador do curso de odontologia estudado, e por representante da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Para aprofundar a análise das distintas vivências e opiniões dos discentes, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados evidenciaram experiências e percepções potencialmente transformadoras da formação em saúde, mesmo com a intermitente relação ensino-serviço encontrada.

Conclusões: Além de ser possível ocorrerem práticas pedagógicas nos cenários de prática do SUS, também é provável o aprendizado de competências e habilidades (gerais e específicas), descritas pelas DCN. Entretanto, é necessário que haja parcerias ensino-serviço sustentáveis para promoverem a incorporação das DCN nos currículos das IES, e induzirem mudanças na produção do cuidado à saúde nas unidades do SUS.


Palavras-chave


Educação superior, Odontologia, Sistema Único de Saúde, Serviços de integração docente-assistencial, Pesquisa qualitativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i2.110

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil