A formação de preceptores em saúde: desenvolvendo competências interdisciplinares a partir da interprofissionalidade

Rebeca de Paula Garcia, Ana Mackartney Marinho, Paloma de Carvalho Moura, Jorge Luiz Barbosa Moura, Paulo Marcondes Carvalho Junior, Neilton Araujo Oliveira

Resumo


Durante a formação acadêmica do médico, nota-se pouco incentivo à correlação entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e a realidade profissional, mas nos últimos anos as Instituições de Ensino Superior têm buscado integrar os diversos níveis de formação profissional, assim como as diversas especialidades e saberes, aproximando outras áreas de conhecimento e estabelecendo relações entre elas. Nessa perspectiva, oficinas e outras práticas colaborativas, com trocas de conhecimento, possibilitam interações de experiências, especialidades e habilidades que, numa construção coletiva, podem reformular modelos de atenção e de educação em saúde. O objetivo deste artigo é relatar o processo de capacitação de preceptores no “Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria Médica ABEM-UFT” (CDCPPPM) que ocorreu no centro colaborador da cidade de Palmas, no estado do Tocantins. A descrição será feita a partir dos dados do perfil de cada uma das quatro turmas ao longo das quatro edições do curso. O CDCPPPM contou com a carga horária média de 180 horas cumpridas presencialmente em encontros de imersão e virtualmente através de plataformas de ensino à distância. Pautado na concepção pedagógica da problematização o curso formou noventa e um preceptores de diferentes áreas de atuação nestas quatro edições. Constatou-se que o curso, de cunho inédito na região, colaborou para o desenvolvimento de competências interdisciplinares e interprofissionais na educação em saúde, além de fomentar a continuidade e multiplicação local do processo crítico-reflexivo de formação de preceptores.

Palavras-chave


Educação em saúde, Preceptoria, Relações interprofissionais, Pesquisa interdisciplinar.

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