Educação em saúde para idosos com pé diabético hospitalizado em um hospital universitário de Belém: relato de experiência

Renato da Costa Teixeira, Viviane da Costa Reis, José Wagner Cavalcante Muniz

Resumo


Introdução: Educação em saúde é uma estratégia preventiva que inclui políticas públicas, ambientes apropriados e reorientação dos serviços de saúde para além dos tratamentos clínicos e curativos, tendo um lugar de importância sobre os determinantes sociais da saúde, uma vez que estas são as condições sociais em que vivem e trabalham as pessoas.

Objetivo: O presente artigo tem como objetivo relatar ações educativas em saúde junto a idosos com diagnóstico de pé diabético internados em um hospital universitário de Belém.

Método: O estudo foi aprovado pelo comité de ético em pesquisa do hospital e se convidou todos os idosos com pé diabético. A metodologia adotada foi a problematizadora e participativa através de rodas de conversa. Atividades de treinamento e capacitação foram realizadas com a equipe interdisciplinar.

Resultados: Participaram das intervenções 6 idosos, com um baixo nível educativo e com renda familiar de até 2 salários mínimos. O estudo revelou uma grande satisfação para os participantes, em especial para compartilhar suas historias e enumerar situações em relação ao processo saúde-doença no grupo, alguns mostraram duvidas quanto ao conhecimento dos fatores relacionados a causa, o tratamento não farmacológico e o autocuidado. Por outro lado, demostraram o domínio da informação relacionada aos fatores predisponentes, a natureza crônica da enfermidade e as complicações.

Considerações: Esta experiência teve como limitações a falta de espaço e recursos, a disponibilidade de horários que no supõe um prejuízo à rotina do paciente e resistência por parte de alguns profissionais assistentes. Por fim, este tipo de atividade educativa deve ser estimulado entre os profissionais de saúde, assim como a promoção da assistência de integração para promover o envelhecimento saudável com as pessoas afetadas por enfermidades crônicas.


Palavras-chave


Educação em saúde, Pé diabético, Saúde do idoso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i2.113

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil