Narrativas sobre saúde e doença: o encontro da ciência com a espiritualidade

Arthur Fernandes da Silva, Ana Carolina Duarte de Oliveira, Marcelo Cruz Oliveira, Sandra Barreto a Silva

Resumo


O curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) agrega um currículo com propostas de integração de conhecimentos e habilidades através de metodologia problematizadora desde 2001. A temática de saúde e espiritualidade foi pouco abordada ao longo dos primeiros anos, até o surgimento de um grupo de estudos que promoveu uma monitoria de integração da espiritualidade na disciplina de semiologia médica. Os estudantes da disciplina de semiologia médica foram acompanhados por monitores e professores orientadores em aulas expositivas, simulações realísticas e atividades práticas em hospital, com foco na abordagem da dimensão espiritual do paciente. O conjunto de ações realizados possibilitou, aos monitores e professores orientadores, profundas reflexões em torno da importância do ensino da abordagem da espiritualidade do paciente aos acadêmicos, como estratégia para promoção de conhecimentos integrados, habilidades inovadoras e atitudes direcionadas ao holismo e à compaixão.

Palavras-chave


Educação médica, Espiritualidade, Saúde holística.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i2.114

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil