Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: perfil e capacitação pedagógica do docente do curso de medicina

Lizomar de Jesus Maués Pereira Moia, Raphael Primo Martins de Sousa, Renato Mauro Vieira Souza, Aline Batista da Fonseca

Resumo


O corpo docente é a base fundamental sobre a qual devem ser instituídas as mudanças necessárias para a formação da área da saúde. Diversos estudos têm constatado ausência de preparo pedagógico do professor de medicina, em especial, às metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Objetivo: Este artigo traçou o perfil profissional dos professores do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém, e conhecer o seu nível de capacitação acerca das metodologias de ensino médico, com ênfase no método de Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP). Métodos: Foi realizado um estudo quantitativo, de abordagem estatística, descritiva e transversal. Resultados: A amostra constituiu-se por 48 docentes. Os resultados mostraram que 75% dos professores são graduados em medicina. Quanto ao módulo em que atuam, predominaram o “Internato” (41,7%) e as “Habilidades Clínicas” (29,2%). Quanto à titulação acadêmica, 35% apresentavam pós-graduação Stricto Sensu, 29% mestrado e apenas 6% doutores, o restante detinha alguma especialização. Com referência ao vínculo empregatício, apenas 44% dos pesquisados relataram ter vínculo efetivo com a instituição e destes, somente 8% encontram-se em dedicação exclusiva. Os tutores, em sua maioria (74,1%) apresentaram pelo menos 2 vínculos empregatícios além do vinculo com a universidade, com variação em até 4 vínculos diferentes. Contatou-se ainda que apenas 29% dos docentes cursaram alguma pós-graduação voltada para educação e que 60% não tiveram nenhum treinamento para atuar em metodologias ativas de aprendizagem. Conclusão: Diante dos resultados, sugere‑se que se realizem mudanças nas condições de trabalho dos professores, criando‑se incentivos, em termos de progressão na carreira, recompensas profissionais, projetos de aprimoramento em educação médica, especializações e bolsas de mestrado e doutorado vinculadas à instituição de ensino, para que a carreira acadêmica torne-se mais atraente e almejada aos olhos desses profissionais.


Palavras-chave


Educação médica. Aprendizagem baseada em problemas. Capacitação. Condições de trabalho.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i1.279

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