Avaliação da aprendizagem: percepções docentes em sessões tutoriais de um curso de medicina na Amazônia

Marília de Fátima Silva Pinheiro, Milena Coelho Fernandes Caldato, Jackson Cordeiro Lima, Fabíola de Carvalho Chaves de Siqueira Mendes

Resumo


O método PBL (Problem Based Learning - Aprendizagem baseada em problemas) é uma dinâmica curricular que tenta responder às demandas contemporâneas para o ensino da Medicina. Essa metodologia ocorre no formato de sessão tutorial e utiliza como avaliação, aquela de natureza formativa. Objetivo: com o objetivo de analisar o processo de como essa avaliação acontece nas sessões tutoriais de um curso de Medicina em uma instituição de ensino superior privada, foi realizado um estudo transversal com docentes do Curso. Métodos: a pesquisa utilizou questionários com perguntas fechadas. Resultados: 48% dos docentes eram do sexo feminino; com relação à titulação acadêmica, haviam 59% mestres, 26% doutores e 15% especialistas. Observou-se que, 77,8% dos tutores sempre utilizaram a planilha de avaliação, 73% concordaram com as pontuações dos critérios dessa planilha, mas solicitaram rever determinados pontos. Docentes citaram como característica mais importante para ser um bom tutor ter o conhecimento técnico e a menos importante, ter abertura às críticas. Conclusão: com base nos resultados, sugere-se que, são necessárias mudanças na descrição e nas pontuações dos critérios dessa planilha de avaliação e que as dinâmicas de grupo devam ser revistas regularmente pelos tutores, além de acesso a programas de treinamento e de desenvolvimento profissional contínuo para estes professores.


Palavras-chave


Avaliação. Tutoria. Aprendizagem baseada em problemas

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i1.282

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil