Desafios de discentes e gestantes na assistência pré-natal: processo de construção de cartilha educativa

Lilian Cristina Caldeira Thomé, Nara Macedo Botelho, Renato da Costa Teixeira

Resumo


Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar os desafios de discentes e gestantes durante a assistência pré-natal, desenvolvida no posto de saúde de uma universidade da região norte do Brasil, para a construção de uma cartilha de pré-natal. Métodos: Foi desenvolvido um estudo com abordagem quanti-qualitativa, tipo descritivo, produzido por questionários. As respostas obtidas nessa investigação, foram reduzidas aos seus elementos sob os fundamentos da análise de conteúdo com auxílio de softwares de uma plataforma eletrônica.
Resultados: Para os discentes o maior desafio é superar a insegurança com o roteiro da anamnese pré-natal e o embaraço com os termos regionais, utilizados pelas gestantes ribeirinhas e provenientes do interior do estado. E para as gestantes, inibição, vergonha, e ansiedade, que dificultam as perguntas durante a consulta. Assim as dúvidas mais frequentes das gestantes, estão relacionadas com aspectos do bem-estar fetal, alimentação, riscos, sinais e sintomas do parto, hábitos e cuidados. A maioria dos discentes sugeriu que os exames de pré-natal, as modificações gravídicas e o desenvolvimento do bebê no 1º, 2º e 3º trimestre, seriam os assuntos que deveriam constar em um material educativo. Já para as gestantes, os sinais do parto e modificações gravídicas. Conclusão: Os desafios da consulta são peculiares aos ambulatórios, particularmente os de ensino e compatíveis com dados semelhantes da literatura. Faz exceção a dificuldade dos discentes com os termos regionais, situação peculiar à região norte. Ademais discentes e gestantes apresentaram seus saberes e sugestões para contornar tais questões. Por conseguinte, o resultado desta pesquisa, com suas particularidades regionais será utilizado na construção de uma cartilha de pré-natal, a fim de favorecer a comunicação e a dinâmica da consulta e assistência do referido ambulatório.


Palavras-chave


Educação em saúde. Tecnologia educacional. Cuidado pré-natal

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i1.283

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