Percepção dos alunos de medicina sobre a criação de um atlas fotográfico de anatomia humana com peças cadavéricas

Caroline Oliveira Nascimento, Camila Gomes de Souza, Vivian de Oliveira Sousa Corrêa

Resumo


A compreensão da Anatomia Humana é base para interpretações corretas na prática profissional em saúde. Diferentes métodos para o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem vêm sendo introduzidos, dentre eles, a ferramenta digital é atrativa para os alunos e, aos poucos, vem sendo implantada. Objetivo: Obter a percepção dos acadêmicos sobre a incorporação de um atlas digital fotográfico retratando as peças do Anatômico do nosso Campus com o intuito de aprimorar o estudo prático dos alunos. Métodos: Peças do sistema osteoarticular foram fotografadas, editadas, apontando as estruturas anatômicas visíveis e organizadas por região. Disponibilizamos o atlas aos 25 discentes do primeiro período do curso de Medicina (2015-2). Um questionário foi aplicado para avaliar o uso desse método pelos acadêmicos. Resultados: 21 alunos afirmaram que utilizaram o atlas, desses, 68% acreditaram que este contribuiu muito para o entendimento. Em relação às vantagens da ferramenta, 17 acadêmicos destacaram a exposição de peças reais, 9 disseram que auxiliou na compreensão, enquanto 4 apontaram ter direcionado para a prova prática. Acerca dos aspectos negativos, 6 acadêmicos observaram a presença apenas do sistema osteoarticular e 2 criticaram a falta de estruturas anatômicas visíveis nas peças. Como sugestão para melhoria, 7 alunos propuseram a inserção dos demais sistemas. Conclusões: O atlas auxilious acadêmicos positivamente nos seus estudos práticos estimulando a familiaridade com as peças e aumento da compreensão. A ferramenta apontada neste trabalho pode ser reproduzida por outras Instituições e pode ser desenvolvida e ampliada para utilização de recursos online, entre outros, de forma a facilitar o processo ensino-aprendizagem


Palavras-chave


Anatomia. Educação. Aprendizagem. Atlas. Fotografia.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i2.342

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