Tecnologia educacional em saúde para pacientes em tratamento quimioterápico ambulatorial

Daniele Lima dos Anjos Reis, Silvia Maria Azevedo dos Santos, Kátia Simone Kietzer

Resumo


Introdução: A quimioterapia antineoplásica é uma modalidade terapêutica sistêmica para tratamento do câncer, um grave problema de saúde pública. Nesse contexto, a educação em saúde representa um importante instrumento facilitador para a capacitação da comunidade, destacando-se o uso de tecnologias educativas durante as consultas de enfermagem em oncologia. Assim, objetivou-se elaborar material educativo na forma de cartilha com orientações destinadas a pacientes que realizam tratamento quimioterápico ambulatorial na Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Dr. Vitor Moutinho, em Tucuruí-PA. Métodos: O produto enquadrou-se na categoria de Tecnologia de Educação, sendo destinado tanto aos pacientes adultos com diagnóstico de câncer que realizam tratamento quimioterápico ambulatorial quanto aos profissionais enfermeiros que estão envolvidos no atendimento a esses pacientes. Sua construção ocorreu entre os meses de novembr  de 2013 e maio de 2014, sendo atualizado em 2017. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura científica sobre o tratamento quimioterápico antineoplásico e materiais educativos em saúde, sendo selecionados 03 livros didáticos, 05 manuais/protocolos de outras instituições e 01 monografia. Resultados e Discussão: Foi adotada uma linguagem simples e coloquial e a estratégia de interação com o leitor, visando aproximar ao máximo o público-alvo com os assuntos abordados. A cartilha elaborada contém as principais dúvidas apresentadas por pacientes oncológicos submetidos ao tratamento quimioterápico e os conteúdos de interesse extraídos foram organizados nas seguintes categorias: 1- Conhecimentos sobre o câncer; 2- Conhecimentos sobre as formas de tratamento e 3- Conhecimentos sobre a quimioterapia. Conclusões: Percebeu-se a relevância dos materiais educativos, pois eles favorecem o processo interativo entre enfermeiro, paciente ou familiar, auxiliam no diálogo e proporcionam a valorização da humanização da assistência. Ainda, por meio do produto gerado, será possível sugerir ações para contribuir com o processo e estruturação dos serviços de oncologia em Tucuruí-PA.


Palavras-chave


Câncer. Quimioterapia. Tecnologia educacional. Educação em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i2.345

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