A simulação realística como ferramenta de ensino em uma pós-graduação de farmácia clínica: relato de experiência

Marcilene Araújo, Valéria Araújo Barros, Anderson Bentes de Lima

Resumo


Contextualização: A simulação realística compreende uma técnica para substituir ou ampliar experiências reais. Faz parte de uma nova perspectiva de ensino que possibilita não somente as habilidades técnicas, relacionais, éticas e atitudes. Na área da saúde especificamente se apresenta como uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico para que, quando um cenário semelhante ocorrer em um contexto clínico real, a situação possa ser gerenciada pela equipe com êxito. O objetivo do presente estudo é apresentar a experiência da simulação realística vivenciada no curso de Pós-graduação em Farmácia Clínica do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA, como processo de ensino aprendizagem. Descrição da experiência: A pesquisa foi de caráter descritivo e observacional, com abordagem qualitativa. A simulação realística, como ferramenta de ensino- aprendizagem, foi muito bem desenvolvida e aplicada. Preparou os profissionais para a prática clínica, superando as falhas e o medo, contribuindo para a formação com qualidade, representando assim um importante avanço tecnológico no ensino da pós-graduação. Considerações finais: Os discentes conseguiram praticar as habilidades e competências, discutir os casos clínicos simulados e isso somou na construção do conhecimento profissional e no desenvolvimento do raciocínio critico e clínico, tanto na tomada de decisão, na criação de um plano de intervenção, quanto no acompanhamento e na avaliação dos resultados.


Palavras-chave


Educação. Ensino. Farmacêutico. Simulação de paciente.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i2.347

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil