Capacitação de professores de escolas públicas de Tucuruí-PA na inserção de temas transversais

Daniele Lima dos Anjos Reis, João Augusto de Souza Miranda, Thaísa Évelin Trevizan Reis, Edinelma Silva de Carvalho Mota, Kátia Simone Kietzer

Resumo


Contextualização: A inclusão de temas transversais torna-se cada vez mais frequente nos currículos escolares nacionais. As escolas apresentam dificuldades em estabelecer debates acerca desses assuntos, contribuindo para o aumento negativo dos indicadores de saúde. Assim, destaca-se a educação continuada em saúde como estratégia de capacitação profissional. Objetivou-se contribuir para a capacitação de professores de 5ª a 8ª séries de escolas públicas do município de Tucuruí-PA como agentes multiplicadores de temas transversais como Sexualidade, Orientação Sexual, Métodos Contraceptivos, Gravidez na Adolescência, Abuso Sexual, Aborto, DSTs, HIV/AIDS, Uso de Drogas/Violência e Promoção à Saúde. Descrição da Experiência: Participaram 20 professores liberados pela Secretaria de Educação. As atividades teórico-práticas foram coordenadas por 01 docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e executadas no período de 13 a 17 de setembro de 2010, por 02 acadêmicos de Enfermagem e 01 acadêmica de Educação Física, com carga horária total de 40 horas e certificação final. Os temas transversais foram tratados por meio de aulas expositivas e interativas, dinâmicas de grupo e atividades práticas; nos turnos manhã e tarde, nas dependências físicas da UEPA, núcleo de Tucuruí. Resultados e Impactos: Este projeto propiciou a apresentação de ferramentas metodológicas para a abordagem integrada dos temas transversais às disciplinas escolares pelos participantes e contribuiu para a qualificação da formação continuada de professores da educação básica, por meio da articulação Universidade-Escola. Apesar de algumas dificuldades encontradas durante a execução e pela importância dos temas tratados, os autores do trabalho foram convidados a estender tais ações para eventos em outras instituições e municípios. Considerações Finais: Evidenciou-se que é necessário que as relações entre comunidade acadêmica e escolar sejam fomentadas por meio da implementação de projetos de pesquisa e de extensão que estimulem o planejamento e desenvolvimento de ações para a promoção da saúde de forma permanente nas escolas.


Palavras-chave


Educação. Saúde. Capacitação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i2.348

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