A formação de preceptores em saúde: desenvolvendo competências interdisciplinares a partir da interprofissionalidade

Rebeca de Paula Garcia, Ana Mackartney Souza Marinho, Paloma Graciano de Carvalho Moura, Jorge Luiz Barbosa Moura, Paulo Marcondes de Carvalho Junior, Neilton Araujo Oliveira

Resumo


Contextualização - Durante a formação acadêmica do médico, nota-se pouco incentivo à correlação entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e a realidade profissional, mas nos últimos anos as Instituições de Ensino Superior têm buscado integrar os diversos níveis de formação profissional, assim como as diversas especialidades e saberes, aproximando outras áreas de conhecimento e estabelecendo relações entre elas. Nessa perspectiva, oficinas e outras práticas colaborativas, com trocas de conhecimento, possibilitam interações de experiências, especialidades e habilidades que, numa construção coletiva, podem reformular modelos de atenção e de educação em saúde. O objetivo deste artigo é relatar o processo de capacitação de preceptores no “Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria Médica ABEM-UFT” (CDCPPPM) que ocorreu no centro colaborador da cidade de Palmas, no estado do Tocantins. Descrição da Experiencia - A descrição será feita a partir dos dados do perfil de cada uma das quatro turmas ao longo das quatro edições do curso. O CDCPPPM contou com a carga horária média de 180 horas cumpridas presencialmente em encontros de imersão e virtualmente através de plataformas de ensino à distância. Pautado na concepção pedagógica da problematização o curso formou noventa e um preceptores de diferentes áreas de atuação nestas quatro edições. Considerações Finais - Constatou-se que o curso, de cunho inédito na região, colaborou para o desenvolvimento de competências interdisciplinares e interprofissionais na educação em saúde, além de fomentar a continuidade e multiplicação local do processo crítico-reflexivo de formação de preceptores.


Palavras-chave


Educação em saúde. Preceptoria. Relações Interprofissionais. Pesquisa interdisciplinar.

Texto completo:

PDF

Referências


Anastasiou LGC, Alves LP. Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Univille; 2007. p. 73-107.

Garcia MAA, Pinto ATBCS, Odoni APC, et al. A Interdisciplinaridade necessária à educação médica. Rev Bras Educ Med. 2007;31(2):147-55. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022007000200005.

Furtado JP. Arranjos Institucionais e Gestão da Clinica: Princípios da Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian. J Ment Health. 2011;1(1):178-89.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis. 2004;14(1):41-65. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312004000100004.

Costa NMSC, Cardoso CGLV, Costa DC. Concepções sobre o bom professor de medicina. Rev Bras Educ Med. 2012;36(4):499-505. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000600008.

Perrenoud P. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógicas. Porto Alegre: Artmed; 2002.

Shazam, ACS. As dores e delícias da formação médica: Um estudo de caso sobre a qualidade de vida dos estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ [tese]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2015.

Associação Brasileira de Educação Médica. Caderno de ensinagem do tutor. Brasília: ABEM; 2016.

Afonso DH, Silveira LM. Projeto desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria: fase II - 2014-2015. Rio de Janeiro: ABEM; 2012.




DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v2i2.349

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil