A construção de projetos pedagógicos na formação de profissionais da saúde

Marta Quintanilha Gomes

Resumo


Introdução: O texto apresenta excerto de pesquisa realizada a partir da análise dos projetos pedagógicos dos Cursos de Especialização em Saúde da Família, promovidos pela Rede UNA-SUS. O objetivo é investigar os projetos pedagógicos na área da saúde analisando como foram construídos tais documentos, tendo como referências as orientações pedagógicas inerentes à construção de um projeto pedagógico. Desenvolvimento: O mote é compreender de que forma está sendo realizada a articulação das áreas da saúde e da educação na elaboração de projetos de curso. O trabalho de pesquisa ocorreu a partir da análise de oito projetos, acrescido de questionário respondido pelas coordenações pedagógicas. A abordagem metodológica é qualitativa utilizando pesquisa documental e entrevistas na coleta de dados. Este texto abordará as seguintes categorias: a organização dos projetos pedagógicos dos cursos; autorias e autores; e a coordenação pedagógica nos processos de formação. Considerações finais: Os resultados apontam para a coesão dos trabalhos em termos de justificativa e objetivos, no que tange à qualificação da formação dos profissionais para o trabalho no SUS. Indicam que há certa fragilização em alguns documentos em relação ao suporte teórico que baliza concepções de trabalho, mais especificamente na escolha metodológica e no processo de avaliação, ainda que os autores citados como parceiros teóricos pudessem apresentar apoio a tais concepções. Os projetos foram construídos por equipes, indicando um processo de elaboração colaborativa. Os cursos são coordenados, na grande maioria, por profissionais com aproximação à área da educação.


Palavras-chave


Projeto pedagógico, Formação profissional, Sistema Único de Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i1.35

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