Jogo SB: estratégia lúdica de educação em saúde bucal para adolescentes na Amazônia

Natália Lima Aguiar, Wallace Rafael Conde Barros, Ivam Freire da Silva Júnior, Cyntia Maria Bino Sinimbú, Laysa Martins Barreto, Fabricio Moraes Pereira, Liliane Silva do Nascimento

Resumo


Introdução: Na perspectiva de prevenção e promoção de saúde, a educação lúdica é utilizada como recurso capaz de produzir conhecimento crítico e despertar a análise sobre os hábitos que envolvem e conduzem ao estado de doença. Nesse contexto, o jogo passa a ser uma ferramenta ideal para aprendizagem, pois estimula o raciocínio lógico, a reflexão e a concentração para informações relevantes. Objetivo: Desenvolver e avaliar o efeito de uma metodologia inovadora de educação em saúde bucal para crianças e adolescentes na região amazônica. Método: Pesquisa ação desenvolvida por meio de um jogo de cartas intitulado Jogo SB (Saúde Bucal). Trata-se de um jogo investigativo no qual a finalidade é descobrir qual é o “Diagnóstico Confidencial” que consta de uma doença, uma causa e uma prevenção, que estão relacionados com temas de interesse de educação em saúde bucal para crianças e adolescentes. O jogo contem 69 cartas e regras, pode ser jogado por grupos de 2 a 4 jogadores. Para avaliação do jogo foi desenvolvido questionário aplicado antes e após o jogo. Resultados: Participaram da pesquisa 29 estudantes, sendo 15 (51,7%) do sexo feminino e 14 (48,3%) do sexo masculino, com idades entre 11 a 17 anos. Os resultados da observação revelaram que a participação e interesse dos adolescentes
foram satisfatórios, a adesão ao jogo era imediata, demonstrando que técnicas alternativas
de educação em saúde com jovens é atrativa e torna a incorporação do conhecimento algo dinâmico. Observou-se também um aumento médio de 16,08% de respostas corretas no pós-jogo. Conclusão: A metodologia aplicada é adequada à educação em saúde bucal para crianças e adolescentes em qualquer ambiente, uma vez que, como jogo de cartas, independe de energia elétrica ou grandes recursos de infraestrutura. O jogo SB representa uma abordagem potencialmente viável para a absorção e ampliação do conhecimento, e permite ao jovem o empoderamento em autocuidado com a saúde bucal. 


Palavras-chave


Educação em saúde bucal; Adolescente; Jogos e brinquedos.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v3i1-2.369

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil