Jogo SB: estratégia lúdica de educação em saúde bucal para adolescentes na Amazônia
Resumo
Introdução: Na perspectiva de prevenção e promoção de saúde, a educação lúdica é utilizada como recurso capaz de produzir conhecimento crítico e despertar a análise sobre os hábitos que envolvem e conduzem ao estado de doença. Nesse contexto, o jogo passa a ser uma ferramenta ideal para aprendizagem, pois estimula o raciocínio lógico, a reflexão e a concentração para informações relevantes. Objetivo: Desenvolver e avaliar o efeito de uma metodologia inovadora de educação em saúde bucal para crianças e adolescentes na região amazônica. Método: Pesquisa ação desenvolvida por meio de um jogo de cartas intitulado Jogo SB (Saúde Bucal). Trata-se de um jogo investigativo no qual a finalidade é descobrir qual é o “Diagnóstico Confidencial” que consta de uma doença, uma causa e uma prevenção, que estão relacionados com temas de interesse de educação em saúde bucal para crianças e adolescentes. O jogo contem 69 cartas e regras, pode ser jogado por grupos de 2 a 4 jogadores. Para avaliação do jogo foi desenvolvido questionário aplicado antes e após o jogo. Resultados: Participaram da pesquisa 29 estudantes, sendo 15 (51,7%) do sexo feminino e 14 (48,3%) do sexo masculino, com idades entre 11 a 17 anos. Os resultados da observação revelaram que a participação e interesse dos adolescentes
foram satisfatórios, a adesão ao jogo era imediata, demonstrando que técnicas alternativas
de educação em saúde com jovens é atrativa e torna a incorporação do conhecimento algo dinâmico. Observou-se também um aumento médio de 16,08% de respostas corretas no pós-jogo. Conclusão: A metodologia aplicada é adequada à educação em saúde bucal para crianças e adolescentes em qualquer ambiente, uma vez que, como jogo de cartas, independe de energia elétrica ou grandes recursos de infraestrutura. O jogo SB representa uma abordagem potencialmente viável para a absorção e ampliação do conhecimento, e permite ao jovem o empoderamento em autocuidado com a saúde bucal.
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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v3i1-2.369
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