As contribuições da educação permanente em saúde no processo de trabalho da estratégia saúde da família

Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro, Marcelo Schenk de Azambuja, Andrea Wander Bonamigo

Resumo


Objetivo: Identificar as contribuições da educação permanente em saúde no processo de trabalho da estratégia saúde da família de um município do sul do Brasil. Método: Trata‑se do recorte de um estudo de mestrado, com abordagem qualitativa, sendo utilizada a técnica da pesquisa-ação. Os participantes foram 33 profissionais de diferentes níveis de formação. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário autoaplicável sobre o processo educativo, os dados foram tratados por análise temática. Resultados: Surgiram três categorias de informações, como: contribuições da educação permanente no processo de trabalho junto aos usuários; contribuições das ações educativas no processo de trabalho com a equipe; e na relação com a gestão. Conclusão: A educação permanente está associada ao fazer cotidiano dos trabalhadores, auxiliando na construção de um cuidado centrado nos usuários, colaborando com a melhoria da qualidade dos serviços. Ainda, este estudo facilitou a implantação de uma Política Municipal de Educação Permanente em Saúde.


Palavras-chave


Educação continuada; Saúde da família; Atenção primária à saúde.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v4i1-2.371

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil