Ensinando a Escala de Braden como estratégia para melhoria da qualidade da assistência em enfermagem

Winnie Taise Pena Macêdo, Brena Melo Figueiredo, Danielle Saraiva Tuma dos Reis

Resumo


Contextualização: As taxas de eventos adversos servem como indicadores de qualidade dos serviços de saúde. Um dos indicadores de qualidade em saúde é a ausência ou presença de Lesão por Pressão, esta causa transtornos físicos, emocionais ao paciente, caracterizando um enorme desafio para as instituições de saúde devido longo tempo de recuperação e permanência exigido pela lesão, elevando os custos de internação hospitalar. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência de atividades desenvolvidas em um Projeto de Extensão e teve como principal objetivo capacitar a equipe de enfermagem para o correto preenchimento da Escala de Braden em busca do cuidado seguro aos pacientes atendidos em uma clínica em um Hospital público de Belém-PA, no período de março/2016 a fevereiro/2017. Foram capacitados 43 profissionais de enfermagem dos turnos manhã, tarde e noite, sendo 8 enfermeiros, 16 técnicos e 19 auxiliares de enfermagem. Primeiro foi realizado análise quantitativa e qualitativa das escalas, para avaliar se as mesmas estavam sendo preenchidas corretamente. Posteriormente foi realizado o treinamento da equipe, e em seguida, uma nova análise para avaliar o impacto das capacitações. Considerações finais: Após os treinamentos, verificou-se melhora significativa no preenchimento da escala de Braden, pois o número de pacientes avaliados incorretamente reduziu 20%, e o número de escalas não avaliadas reduziu 14%. Houve uma discreta evolução do preenchimento parcial das escalas de apenas 2,6%. Esses números mostram que as escalas não somente estão sendo preenchidas, bem como nos permite afirmar que a qualidade dessa avaliação também melhorou. Com isso, conclui-se que a educação permanente em saúde é de fundamental importância e precisa ser uma constante nos serviços hospitalares, para que cada vez mais os profissionais se conscientizem e se comprometam a desenvolver uma assistência de enfermagem mais segura, garantindo maior qualidade ao cuidado prestado aos pacientes.


Palavras-chave


Educação continuada; Úlcera por pressão; Segurança do paciente.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v4i1-2.373

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil