Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para pessoas vivendo com HIV/AIDS
Resumo
Contextualização: A utilização de uma estratégia pedagógica no formato de jogo revela‑se alternativa com potencial para instaurar uma vertente problematizadora, capaz de mobilizar os jogadores a partir de suas necessidades e experiências. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico. Participaram da ação educativa aproximadamente 40 pessoas vivendo com HIV/aids, em tratamento para a doença, aguardando na sala de espera consulta com equipe multiprofissional em um serviço de referência em atendimento HIV/aids, localizado no município de Belém/PA. Utilizou-se como ferramenta educativa um jogo de fácil manuseio para a participação dos usuários, denominado de “Roleta da Saúde”. Considerações finais: A aplicação de tecnologia educativa como estratégia educacional em saúde para o grupo de pessoas convivendo com HIV/ aids demonstrou-se exitosa por favorecer a troca de informações e a reflexão acerca do tema. Os participantes da ação educativa puderam esclarecer dúvidas e interagir de modo descontraído, facilitando a participação de todos no processo de aprendizagem.
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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v4i1-2.377
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