Jogo educativo como estratégia de educação em saúde para pessoas vivendo com HIV/AIDS

Bruna Roberta Paixão dos Santos, Danielle Oliveira Maciel, Celyce Agrassar da Silva, Maria de Nazareth de Lima Carneiro, João Gabriel Pinto Gursen, Lucas Ribeiro Brito, Maryllia Suellem Almeida Cesario, Suzanne Camila Ferreira de Ferreira, Elza Sara Maués Pena, Arthur dos Santos Baía, Mariana Zuleica Corrêa Massoud, Danielle Saraiva Tuma dos Reis, Julie Ane da Silva Formigosa

Resumo


Contextualização: A utilização de uma estratégia pedagógica no formato de jogo revela‑se alternativa com potencial para instaurar uma vertente problematizadora, capaz de mobilizar os jogadores a partir de suas necessidades e experiências. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico. Participaram da ação educativa aproximadamente 40 pessoas vivendo com HIV/aids, em tratamento para a doença, aguardando na sala de espera consulta com equipe multiprofissional em um serviço de referência em atendimento HIV/aids, localizado no município de Belém/PA. Utilizou-se como ferramenta educativa um jogo de fácil manuseio para a participação dos usuários, denominado de “Roleta da Saúde”. Considerações finais: A aplicação de tecnologia educativa como estratégia educacional em saúde para o grupo de pessoas convivendo com HIV/ aids demonstrou-se exitosa por favorecer a troca de informações e a reflexão acerca do tema. Os participantes da ação educativa puderam esclarecer dúvidas e interagir de modo descontraído, facilitando a participação de todos no processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Educação em saúde. HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Equipe multiprofissional.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v4i1-2.377

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil