Educação médica e avaliação: a percepção do professor de um curso de medicina a respeito da aplicação do portfólio como instrumento de avaliação
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Norcini JJ, Banda S. Increasing the quality and capacity of education: The challenge for the 21st century. Med Educ. 2011;45(1):81-6. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2923.2010.03738.x. PMid:21155871.
Mausdsley G, Strivens J. ‘Science’, 'critical thinking’ and ‘competence’ for Tomorrow’s Doctors. A review of terms and concepts. Med Ed. 2000;34:53-60.
Gordon D, Karle H. The state of medical and health care education: a review and commentary on the lancet commission report. World Med Health Policy. 2012;4(1):1-18. http://dx.doi.org/10.1515/1948-4682.1219.
Ambrósio M. O uso do Portfólio no ensino superior. Petrópolis (RJ): Vozes; 2013.
O’Sullivan P, Greene C. Portfolios: Possibilities for addressing emergency medicine resident competencies. Acad Emerg Med. 2002;9(11):1305-9. http://dx.doi.org/10.1197/aemj.9.11.1305. PMid:12414486.
Driessen E, van der Vleuten C, Schuwirth L, van Tartwijk J, Vermunt J. The use of qualitative research criteria for portfolio assessment as an alternative to reliability evaluation: A case study. Med Ed. 2005;39(2):214-20. http://dx.doi. org/10.1111/j.1365-2929.2004.02059.x.
Salzman D, Franzen D, Leone K, Kessler C. Assessing practice-based learning and improvement. Acad Emerg Med. 2012;19(12):1403-10. http://dx.doi.org/10.1111/acem.12026. PMid:23279247.
Nairn S, O’Brien E, Traynor V, Williams G, Chapple M, Johnson S. Student nurses’ knowledge, skills and attitudes towards the use of portfolios in a school of nursing. J Clin Nurs. 2006;15(12):1509-20. http://dx.doi.org/10.1111/j.13652702.2005.01432.x. PMid:17118073.
Gomes AJPS, Ortega LN, Oliveira DG. Dificuldades da avaliação em um curso de farmácia. Rev Aval Ed Sup (Online).2010;15(3):203-21. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000300011.
Bennett D, McCarthy M, O’Flynn S, Kelly M. In the eye of the beholder: student perspectives on professional roles in practice. Med Ed. 2013;47(4):397-407.
Villas Boas BMF. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 8. ed. Campinas, (SP): Papirus; 2012.
Luckesi CC. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez; 2011.
Sacristán JG, Gómez AIP, Rodríguez JBM, Santomé JT, Rasco FA, Méndez JMA. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed. 2011.
Hoffman JML. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Editora Mediação. 2009.
Driessen E, van Tartwijk J, Overeem K, Vermunt J, van der Vleuten C. Conditions for successful reflective use of portfolios in undergraduate medical education. Med Ed. 2005; 39(12):1230-5.http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2929.2005.02337.x.
Sanmartí N. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Artmed; 2009.
Araújo AO, Moraes Júnior VF. Avaliação de aprendizagem: Uma experiência do uso do portfólio em um curso de ciências contábeis. Ver Amb Cont. 2012;4(1):36-50.
Alvarenga G. Portfólio: O que é e para que serve? Rev Olh Mág. 2001;8(1):18-21.
Cunha MI. Conta-me Agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev Facul Ed. 1997; 23(1-2). http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010.
Brennan K, Lennie S. Students’ experiences and perceptions of the use of portfolios in UK preregistration dietetic placements: A questionnaire-based study. J Hum Nutr Diet. 2010;23(2):133-43. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-277X.2009.01028.x.PMid:20113384.
DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i1.395
Apontamentos
- Não há apontamentos.
IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil