Educação médica e avaliação: a percepção do professor de um curso de medicina a respeito da aplicação do portfólio como instrumento de avaliação

Ivete Moura Seabra, Nara Macedo Botelho, Roseane do Socorro Ferreira dos Santos, Rafaella Macêdo Monteiro da Cruz, Bárbara da Silva Cavalcante

Resumo


Na saúde, o uso do portfólio é recente, cujo potencial começa a ser explorado, principalmente em instituições de ensino superior como uma forma de inovação da formação médica. Entretanto, ainda há resistências quanto ao uso do instrumento. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção do professor a respeito do portfólio como ferramenta de avaliação formativa, buscando relacionar seu conhecimento do a respeito desse instrumento de avaliação e a eficiência que o mesmo credita na sua utilização. Método: Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas realizadas com treze educadores médicos de uma instituição de ensino superior de Belém, que atuam na educação médica há no mínimo três anos e que utilizam o portfólio como instrumento de avaliação formativa dos seus alunos. O protocolo de entrevista foi dividido em: caracterização do sujeito (Idade, sexo, tempo de formação, pós-graduação e tempo na docência) e a entrevista propriamente dita, onde os professores responderam quais variáveis foram identificadas como dificuldades e as percepções quanto à aplicação do portfólio para avaliação. Resultados: Os resultados mostram a importância da avaliação do Portfólio no processo ensino aprendizagem na educação médica, já que todos os sujeitos envolvidos na pesquisa foram unânimes em afirmar que a avaliação é um processo educativo de muita importância e também considerada como um processo para se alcançar resultados. Conclusão: Portanto, conclui-se que, segundo a percepção do professor, a potencialidade do portfólio é a avaliação da evolução do aluno durante todo o processo de ensino aprendizagem, em todas as etapas da aprendizagem permitindo a reflexão tanto do aluno como a do professor, trazendo grandes contribuições para a educação médica.

Palavras-chave


Professor. Portfólio. Metodologia ativa.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i1.395

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil