Distribuição espacial e qualidade dos cursos de graduação em fisioterapia no Brasil

Erica Silva de Souza Matsumura, Alcinês da Silva Sousa Júnior, Nelson Veiga Gonçalves, Katia Simone Kietzer, Leny Silene de Freitas Castro

Resumo


Objetivo: Buscou-se compreender a distribuição espacial dos cursos de fisioterapia no Brasil relacionando com seus indicadores educacionais que avaliam a qualidade. Método: Foi realizado um estudo quantitativo, analítico e de caráter descritivo a partir de análise dos dados secundários coletados no Portal do Ministério da Educação, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, referentes às instituições de educação superior e cursos cadastrados autorizados para os cursos de graduação em fisioterapia através do portal eletrônico e-MEC, via busca interativa. Resultado: Foram identificadas 632 IES com o curso de fisioterapia na modalidade de ensino presencial, com concentração e maioria dos cursos que apresentaram Conceito Preliminar de Curso localizados na região Sudeste. Conclusão: O presente estudo permitiu caracterizar a distribuição e a qualidade dos cursos de graduação em fisioterapia no Brasil por regiões e estados.

Palavras-chave


Ensino superior. Avaliação. Formação profissional. Educação em saúde. Fisioterapia.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i1.396

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