Avaliação multiprofissional de saúde em adolescentes de uma escola pública de Altamira-PA

Dinar Duarte Vasconcelos, Paulo Henrique Guerra, Jeniffer Fagundes, Kharinni Uchôa Pereira, Silvia Ribeiro Santos Araújo

Resumo


Contextualização: recomenda-se que a promoção da saúde no cenário escolar ocorra por meio de um processo de permanente monitoramento e avaliação das ações, partindo do diálogo entre os setores saúde e educação, favorecendo a logística necessária para sua execução, de forma lógica, factível no contexto do calendário letivo, sem desconsiderar a dinâmica escolar. Descrição da experiência: este texto relata uma atividade de caráter intersetorial, inserida no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE), que envolveu ações conjuntas entre unidade escolar, coordenação de atenção básica (CAB) e a Universidade do Estado do Pará, em uma escola pública de ensino médio da cidade de Altamira-PA. O espaço escolar foi organizado em analogia ao modelo de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que os adolescentes passassem por um atendimento geral (Profissional de Educação Física, Enfermagem, agente comunitário de saúde, odontólogo) e, conforme a particularidade de determinados casos, encaminhados para atendimentos por especialidades (nutricionista, psicólogo e assistente social). A atividade permitiu realizar uma avaliação diagnóstica multiprofissional de saúde de adolescentes do ensino médio, e identificar fatores de riscos e/ou doenças que poderiam influenciar no desempenho escolar. Resultados e impactos: ampliação da possibilidade de acesso e do diagnóstico das condições de saúde dos adolescentes e encaminhamento via SUS para tratamento de agravos identificados. Considerações finais: percebendo-se a importância do desenvolvimento de ações em saúde voltadas às populações de adolescentes, espera-se que esta experiência possa servir de base para agregar ao debate. Em particular, cabe apontar que a CAB propiciou o acesso aos serviços, utilizando a ação como porta de entrada para o SUS, possibilitando a redução de riscos à saúde, aumento da produtividade, desempenho, resolutividade com garantia de acesso aos serviços.

Palavras-chave


Saúde. Educação. Serviços de Saúde Escolar. Colaboração Intersetorial. Programa Saúde na Escola.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i1.400

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