Percepção do estudante de medicina sobre a infraestrutura e materiais disponíveis para o ensino na atenção primária

Simone Argentino, Robson José de Souza Domingues, Norimar Pinto de Oliveira

Resumo


Objetivo: compreender o processo de ensino-aprendizagem na atenção primária à saúde, na percepção de estudantes de medicina, através da infraestrutura e dos materiais ofertados nas práticas de ensino. Método: estudo exploratório e qualitativo. Foram realizadas 66 entrevistas semiestruturadas com estudantes de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As entrevistas foram analisadas pelo software ALCESTE (versão 2015). Resultados: o ALCESTE gerou 04 classes e, neste artigo, será apresentada a classe 01, relacionada à infraestrutura e materiais na Atenção Primária à Saúde. A maior parte dos estudantes relatou uma infraestrutura precária e escassos materiais nos cenários de prática, porém houve relatos de que vivenciar a realidade em cenários reais contribui para o aprendizado do estudante de medicina que vai se deparar com esses problemas na prática profissional. Conclusão: as práticas de ensino não foram deficitárias apesar das condições encontradas na infraestrutura e na escassez de materiais. Os cenários de prática de ensino, quando adequados, contribuem de forma eficaz ao aprendizado do estudante. O sistema de saúde brasileiro necessita se reestruturar na intenção de oferecer uma formação médica de excelência na atenção primária à saúde.

Palavras-chave


Educação médica. Infraestrutura e materiais. Atenção Primária à Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i2.410

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