A integração ensino-serviço na perspectiva dos preceptores: análise de um contexto

Jessiana Regina Maués, Giovana Chagas Siqueira, Renilce Machado dos Santos Araújo, Robson José de Souza Domingues, Jofre Jacob da Silva Freitas, Kátia Simone Kietzer

Resumo


Objetivo: Avaliar a percepção acerca da integração do ensino e serviço de preceptores atuantes em um centro de atenção à saúde do idoso no município de Belém/PA. Método: É um estudo qualitativo do tipo exploratório, realizado a partir de entrevista semiestruturada a um grupo de nove integrantes da equipe multiprofissional, que atuam como preceptores dos alunos da graduação e pós-graduação, no Centro de Atenção à Saúde do Idoso (CASA), sendo o tratamento de dados executado a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. Resultados: A análise das entrevistas mostrou que os preceptores relatam a falta de capacitação ou preparo para a preceptoria; que falta diálogo entre preceptores e a gestão dos serviços bem como com as Instituições de Ensino Superior; que falta vínculo dos discentes com o serviço de saúde e com a equipe de trabalho. Conclusão: A presente pesquisa nos permitiu concluir que os preceptores percebem e valorizam seu papel no processo de ensino-aprendizagem, no entanto sentem dificuldade na integração dos atores envolvidos na preceptoria, e destacam dois fatores: a importância da aproximação entre preceptores, gestão do serviço e as IES; e a aproximação do aluno com a equipe de trabalho, defendendo a abertura de espaços para diálogo entre as IES e o serviço.

Palavras-chave


Preceptoria. Saúde pública. Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i2.411

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil