Educação em saúde e espiritualidade na perspectiva de tutores de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Isabela Tenório Moura Campos, Bárbara Lettícia da Silva Bastos, Isabela Souto Maior dos Santos, Pedro Falcão Bradley Araújo, Arturo de Pádua Walfrido Jordán

Resumo


Introdução: Estudos envolvendo Saúde e Espiritualidade tem ganhado mais espaço no meio científico e na área da saúde. A introdução desses aspectos na educação em saúde promove uma melhoria na qualidade de vida dos estudantes e profissionais de saúde, assim como uma consulta com abordagem integral no processo saúde-doença. Devido a isso, instituições de ensino têm incluído esse tema em sua matriz curricular. Objetivo: Avaliar o entendimento dos tutores de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acerca da temática espiritualidade em saúde e sua aplicabilidade na formação médica e prática clínica. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, envolvendo os tutores de Medicina da FPS, os quais foram avaliados através da aplicação de um questionário semiestruturado e autoaplicável. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da FPS sob o parecer de número: 2.941.901 e seguiu as orientações das resoluções 466/12 e 510/16 do CONEP. Resultados: Dos 86 tutores que participaram do estudo, 47,06% afirmaram estar frequentemente ou sempre motivados a abordar a espiritualidade dos pacientes nas consultas, no entanto, apenas 12,07% consideraram-se como muito ou muitíssimo preparados para tal. Além disso, 69,76% dos tutores afirmaram ser muito ou bastante importante a inclusão da temática saúde e espiritualidade na matriz curricular da graduação em Medicina, porém, durante as tutorias, 34,88% referiram tratá-la algumas vezes e 27,91% apontaram raramente. Conclusão: Embora a maioria dos tutores terem declarado que o profissional de Medicina em formação deve ser muito preparado para abordar a espiritualidade do paciente e terem considerado relevante a inclusão da espiritualidade na matriz curricular do curso, essa realidade ainda se constitui incipiente. O presente estudo coloca o tema em pauta para avaliação de uma maior abordagem deste conteúdo tanto para os tutores como para os estudantes de graduação da FPS.


Palavras-chave


Espiritualidade. Educação em Saúde. Educação de Graduação em Medicina.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i2.412

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil