Educação em saúde e espiritualidade na perspectiva de tutores de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)
Resumo
Introdução: Estudos envolvendo Saúde e Espiritualidade tem ganhado mais espaço no meio científico e na área da saúde. A introdução desses aspectos na educação em saúde promove uma melhoria na qualidade de vida dos estudantes e profissionais de saúde, assim como uma consulta com abordagem integral no processo saúde-doença. Devido a isso, instituições de ensino têm incluído esse tema em sua matriz curricular. Objetivo: Avaliar o entendimento dos tutores de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) acerca da temática espiritualidade em saúde e sua aplicabilidade na formação médica e prática clínica. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, envolvendo os tutores de Medicina da FPS, os quais foram avaliados através da aplicação de um questionário semiestruturado e autoaplicável. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da FPS sob o parecer de número: 2.941.901 e seguiu as orientações das resoluções 466/12 e 510/16 do CONEP. Resultados: Dos 86 tutores que participaram do estudo, 47,06% afirmaram estar frequentemente ou sempre motivados a abordar a espiritualidade dos pacientes nas consultas, no entanto, apenas 12,07% consideraram-se como muito ou muitíssimo preparados para tal. Além disso, 69,76% dos tutores afirmaram ser muito ou bastante importante a inclusão da temática saúde e espiritualidade na matriz curricular da graduação em Medicina, porém, durante as tutorias, 34,88% referiram tratá-la algumas vezes e 27,91% apontaram raramente. Conclusão: Embora a maioria dos tutores terem declarado que o profissional de Medicina em formação deve ser muito preparado para abordar a espiritualidade do paciente e terem considerado relevante a inclusão da espiritualidade na matriz curricular do curso, essa realidade ainda se constitui incipiente. O presente estudo coloca o tema em pauta para avaliação de uma maior abordagem deste conteúdo tanto para os tutores como para os estudantes de graduação da FPS.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v5i2.412
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