Avaliação da espiritualidade/religiosidade e opinião de residentes sobre a participação em um módulo de espiritualidade e integralidade

Arturo de Pádua Walfrido Jordán, Arthur Fernandes da Silva, Daniella Bandim Cruz, Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa

Resumo


Objetivo: Apesar da formação em espiritualidade e saúde estar sendo amplamente discutida em todo o mundo, no Brasil desenvolve-se lentamente, principalmente nos cursos de pós-graduação. O presente estudo avaliou a espiritualidade/religiosidade e a opinião de residentes sobre a participação em um módulo transversal de espiritualidade e integralidade. Método: Trata-se de estudo exploratório, descritivo, de corte transversal com abordagem quantitativa com amostra de 55 residentes. Os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado e autoaplicável incluindo as escalas Duke Religion Index (DUREL) e Spirituality Self Rating Scale (SSRS). Os dados foram analisados com auxílio do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) na versão 13.0 para Windows. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde com CAAE: 16559619.2.0000.5569 e parecer de número: 3.495.64. Resultados: Participaram 55 residentes, a maioria do sexo feminino, com idade média de 25,41 anos, brancas e católicas. Sobre o ensino em saúde e espiritualidade, 65,45% julga ser bastante importante a preparação do residente em espiritualidade. Sobre o módulo de espiritualidade e integralidade, 94,55% considerou muito bom e todos afirmaram que o conteúdo lhes trouxe contribuições positivas. Sobre a escala DUREL, 41,82% frequenta algumas vezes templos ou igrejas, 38,18% realizava leituras de livros sagrados, preces ou orações diariamente. A escala SSRS que avalia o escore de orientação espiritual, obteve média de 23,43 (DP=4,87). Conclusão: Os residentes demostraram uma religiosidade baixa sugerindo que continua sendo um desafio o desenvolvimento da consciência espiritual durante a formação profissional. A orientação espiritual alta, por sua vez, sugere que os residentes julgam importante questões pertinentes às suas dimensões espirituais, embora com dificuldade em aplicá-las às suas próprias vidas. A participação em um módulo sobre a temática mostrou-se relevante contibuindo de forma positiva para a prática profissional dos residentes.


Palavras-chave


Espiritualidade; Religião; Educação em saúde; Internato e residência

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i1.440

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