Estudo de criação e validação de tecnologia educativa para a saúde do pescador artesanal

Elaine da Silva Abreu, Carlos Alberto Cavalcante Gomes, Eliabe Aguiar da Costa, Isabelle Cristine Sousa Freires, Marina Vasconcelos Souza, Railza Calderaro Gato, Dalian Ferreira Marinho

Resumo


Objetivo: Criar uma tecnologia educativa e verificar a validação de conteúdo e aparente, referente ao autocuidado em saúde do pescador artesanal. Método: Estudo de desenvolvimento metodológico de criação e validação de tecnologia educativa, realizada no município de Santarém-Pará, no período de fevereiro a setembro de 2020. A criação da tecnologia educativa foi baseada na literatura científica. Na validação de conteúdo participaram 13 juízes especialista, e na aparente, 11 pescadores artesanais, que responderam a um questionário com 3 e 5 blocos, respectivamente. Para a estatística, foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo por meio do software BioEstat 5.3. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo de cada blogo e global dos questionários alcançaram um valor acima do proposto pelo estudo. Conclusão: A tecnologia educativa produzida possui validade estatística do seu conteúdo por juízes especialistas e pescadores artesanais.


Palavras-chave


Tecnologia educacional; Saúde; Pesca; Estudo de validação; Saúde do trabalhador

Texto completo:

PDF

Referências


Rego RF, Muller JS, Falcão IR, Pena PGL. Vigilância em saúde do trabalhador da pesca artesanal na Baía de Todos os Santos: da invisibilidade à proposição de políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Rev Bras Saúde Ocup. 2018;43(supl 1):e10s. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000003618.

Pena PGL, Martins V, Rego RF. Por uma política para a saúde do trabalhador não assalariado: o caso dos pescadores artesanais e das marisqueiras. Rev Bras Saúde Ocup. 2013;38(127):57-68. http://dx.doi.org/10.1590/S0303-76572013000100009.

Moura DJM, Moura NS, Menezes LCG, Barros AA, Guedes MVC. Construção de cartilha sobre insulinoterapia para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Rev Bras Enferm. 2017;70(1):7-14. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0183. PMid:28226036.

Elizabeth TI, Palmeira IP, Rodrigues ILA, Brasil GB, Carvalho DS, Machado TD. Desenvolvimento participativo de tecnologia educacional em contexto hiv/aids. Rev Min Enferm. 2019;23:e-1236. http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20190084.

Mendez SP, Sá KN, Araújo PCS, Oliveira IAVF, Gosling AP, Baptista AF. Desenvolvimento de uma cartilha educativa para pessoas com dor crônica. Rev Dor São Paulo. 2017 jul-set;18(3):199-211. http://dx.doi.org/10.5935/1806-0013.20170103.

Santiago JCDS, Moreira TMM. Booklet content validation on excess weight for adults with hypertension. Rev Bras Enferm. 2019;72(1):95-101. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0105. PMid:30916273.

Nascimento MHM, Teixeira E. Tecnologia educacional para mediar o acolhimento de “familiares cangurus” em unidade neonatal. Rev Bras Enferm. 2018;71(supl 3):1370-7. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0156. PMid:29972526.

Lynn MR. Determination and quantification of contente validity. Nurs Res. 1986;35(6):382-5. http://dx.doi.org/10.1097/00006199- 198611000-00017. PMid:3640358.

Albuquerque AFLL, Pinheiro AKB, Linhares FMP, Guedes TG. Tecnologia para o autocuidado da saúde sexual e reprodutiva de mulheres estomizadas. Rev Bras Enferm. 2016;69(6):1164-71. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0302. PMid:27925094.

Gonçalves MS, Celedônio RF, Targino MB, et al. Construção e validação de cartilha educativa para promoção da alimentação saudável entre pacientes diabéticos. Rev Bras Promoç Saúde. 2019;32:7781. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2019.7781.

Teixeira E, Martins TDR, Miranda PO, Cabral BG, Costa e Silva BA, Rodrigues LSS. Tecnologia educacional sobre cuidados no pós-parto: construção e validação. Rev Baiana Enferm. 2016; abr-jun;30(2):1-10. http://dx.doi.org/10.18471/ rbe.v30i2.15358.

Ximenes MAM, Fontenele NÂO, Bastos IB, et al. Construção e validação de conteúdo de cartilha educativa para prevenção de quedas no hospital. Acta Paul Enferm. 2019;32(4):433-41. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900059.

Mendez SP, Sá KN, Araújo PC, Oliveira IA, Gosling AP, Baptista AF. Desenvolvimento de uma cartilha educativa para pessoas com dor crônica. Rev Dor. São Paulo, 2017; jul-set;18(3):199-211. https://doi.org/10.5935/1806-0013.20170103.

Oliveira SC, Fernandes AF, Vasconcelos EM, et al. Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster. Acta Paul Enferm. 2018;31(3):291-8. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800041.




DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i1.441

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil