Elaboração de mapas conceituais como instrumento de aprendizado remoto de estudantes de medicina

Tauane Vechiato, Anielle Lima Martins Santos, Íngria Correia da Costa Morais Modesto, Giselle Menezes Gomes, Ana Mackartney de Souza Marinho

Resumo


Objetivo: Nortear o desenvolvimento dos mapas conceituais através de um guia padronizado na forma de um passo a passo, com os tópicos mais encontrados nos estudos das patologias, permitindo a inclusão de informações relevantes ao estudo elencado. Método: Foi realizado um estudo de levantamento teórico com intuito de criar um passo a passo sobre mapas conceituais voltados as patologias médicas no contexto da metodologia PBL, utilizando ferramenta miMindTM, na disciplina de Sistemas Orgânicos Integrados da graduação em medicina. Resultado: Ao confrontar dois mapas conceituais, um elaborado sem critérios propostos e o outro a partir do método de passo a passo, verificou-se no último uma melhor harmonização, padronização, hierarquização, agilidade e sequência lógica. Conclusão: Pode-se inferir que os mapas conceituais padronizados, subsidiarão o conhecimento e pesquisa para atuais e futuros estudantes de medicina, assumindo uma fase ímpar do ensino, ressignificando e garantindo a eficácia do ensino ativo o qual se aplica o PBL.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação à distância; COVID-19; Educação de Graduação em Medicina

Texto completo:

PDF

Referências


Machado CT, Carvalho AA. Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários. Educ Temát Digital. 2019;21(1):259-77. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v21i1.8652010.

Maia MAG, Feitosa PWG, Neto MLR. Aprendizagem baseada em problemas na educação médica brasileira: uma revisão sistemática da literatura. Interfaces [Internet]. 2020 [citado em 2020 Ago 2];8(2):571-80. Disponível em: https://interfaces. leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/738/PDF

Sebold LF, Martins FE, Rosa R, Carraro TE, Martini JG, Kempfer SS. Metodologias ativas: uma inovação na disciplina de fundamentos para o cuidado profissional de enfermagem. Cogitare Enferm. 2010;15(4):753-6. http://dx.doi.org/10.5380/ ce.v15i4.20381.

Amorim LM, Gonçalves J Jr, Rolim-Neto ML. Ensaio sobre a educação médica brasileira frente às vantagens e desvantagens do problem based learning (PBL). Rev e-ciência. 2017;5(1):20-2. http://dx.doi.org/10.19095/rec.v5i1.195.

Bellan ZS. Andragogia em ação: como ensinar adultos sem se tornar marcante. Santa Bárbara d ’Oeste: Z3 Editora; 2019.

Nunes JS. O uso pedagógico dos mapas conceituais no contexto das novas tecnologias. Int J e-Collaboration. 2010;1.

Bobato TT, Coelho ICMM, Ribeiro ER. Aprendizagem baseada em problemas no currículo integrado para graduação em medicina: construção da autonomia acadêmica. Contexto. 2018;33(105):52-67. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.52-67.

Novak JD. Learning, creating and using knowledge: concept maps as facilitative tools in schools and corporations. 2nd ed. Oxford: Routledge; 2010. http://dx.doi.org/10.4324/9780203862001.

Novak JD, Gowin DB. Learning how to learn. 1st ed. Ithaca: Cambridge University Press; 1984. http://dx.doi.org/10.1017/ CBO9781139173469.

Sousa SO. Aprendizagem baseada em problemas (PBL – Problem-Based Learning): estratégia para o ensino e aprendizagem de algoritmos e conteúdo [dissertação]. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista; 2010.

Barbosa JAG, de Matos SS. Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Rev Docência Ens Sup [Internet]. 2018 [citado em 2020 Ago 2];8(2):140-55. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2452

Novak JD, Cañas AJ. The theory underlying concept maps and how to construct and use them [Internet]. Stanford: Stanford University; 2006. (Technical Report IHMC CmapTools) [citado em 2020 Ago 2]. Disponível em: https://web.stanford.edu/ dept/SUSE/projects/ireport/articles/concept_maps/The%20Theory%20Underlying%20Concept%20Maps.pdf

Mousinho SH. A utilização dos mapas conceituais para a construção dos conceitos no processo de aprendizagem. EaD & Tecnol Digitais Educ [Internet]. 2019 [citado em 2020 Ago 2];7(9). http://dx.doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.9609.

Monfradini JR, Bernini DSD. Ensino híbrido e metodologias ativas como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. Rev Esfera Acad Hum [Internet]. 2018 [citado em 2020 Ago 2];3(1):125-136. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/10/revista-esfera-humanas-v03-n01-artigo07.pdf

Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde. Plano de desenvolvimento institucional – PDI (2017 a 2021) [Internet]. Palmas: FAHESA/ITPAC PALMAS; 2017 [citado em 2020 Ago 2]. Disponível em: https://assets.itpacpalmas. com.br/arquivos/institucional/pdi-fahesa-itpac-palmas-08-05-2018-edux.pdf

CryptoBees. miMindTM [Internet]. 2020 [citado em 2020 Ago 2]. Disponível em: https://mimind.cryptobees.com/

Mendonça CAS, Silveira FPRDA. Teaching parasitology with concept maps in laboratory lessons for teacher education courses. Am J Educ Res [Internet]. 2016 [citado em 2020 Ago 2];4(3):254-63. Disponível em: http://pubs.sciepub.com/ education/4/3/5/index.html

Carvalho DPSRP, Vitor AF, Barichello E, Villar RLA, Pereira-Santos VE, Ferreira-Junior MA. Aplicação do mapa conceitual: resultados com diferentes métodos de ensino-aprendizagem. Aquichan. 2016;16(3):382-91. http://dx.doi.org/10.5294/ aqui.2016.16.3.9.

Moreira MA. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Rev Chil Educ Cient [Internet]. 2012 [citado em 2020 Ago 2];7(2):23-30. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ORGANIZADORESport.pdf




DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i1.442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil