Elaboração de mapas conceituais como instrumento de aprendizado remoto de estudantes de medicina
Resumo
Objetivo: Nortear o desenvolvimento dos mapas conceituais através de um guia padronizado na forma de um passo a passo, com os tópicos mais encontrados nos estudos das patologias, permitindo a inclusão de informações relevantes ao estudo elencado. Método: Foi realizado um estudo de levantamento teórico com intuito de criar um passo a passo sobre mapas conceituais voltados as patologias médicas no contexto da metodologia PBL, utilizando ferramenta miMindTM, na disciplina de Sistemas Orgânicos Integrados da graduação em medicina. Resultado: Ao confrontar dois mapas conceituais, um elaborado sem critérios propostos e o outro a partir do método de passo a passo, verificou-se no último uma melhor harmonização, padronização, hierarquização, agilidade e sequência lógica. Conclusão: Pode-se inferir que os mapas conceituais padronizados, subsidiarão o conhecimento e pesquisa para atuais e futuros estudantes de medicina, assumindo uma fase ímpar do ensino, ressignificando e garantindo a eficácia do ensino ativo o qual se aplica o PBL.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i1.442
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