Formação em cuidados paliativos oncológicos: desafios para o ensino em saúde na perspectiva de residentes

Aline Silva Castro, João Paulo Menezes Lima, George Alberto da Silva Dias, Ana Cristina Vidigal Soeiro

Resumo


Objetivo: Identificar os desafios enfrentados na formação em cuidados paliativos oncológicos por parte de integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, desenvolvido com residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Oncológico Ophir Loyola, em Belém do Pará. A coleta de dados incluiu um questionário semiestruturado, autoaplicado, contendo perguntas relacionadas aos cuidados paliativos e à percepção sobre a estrutura e funcionamento do programa. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste G (aderência) e Qui-quadrado, utilizando-se o software Excel® 2013 e Bioestat 5.0. Resultados: Os achados revelam escassez de conteúdos sobre CP durante a graduação. Embora tenham sido apontados aspectos positivos do programa, a articulação entre teoria e prática e o estímulo à realização de estudos e pesquisas científicas, foram identificados como desafios a serem enfrentados diante da intensa demanda de atividades. Conclusão: Há necessidade de revisão do projeto pedagógico do programa, de modo que os conteúdos teóricos e práticos sobre CP oncológicos sejam distribuídos mais adequadamente ao longo da carga horária do programa. Além disso, o incentivo à produção científica e abertura de espaços de diálogo com a gestão do programa se mostraram necessários ao aprimoramento das atividades de ensino.


Palavras-chave


Cuidados paliativos; Oncologia; Programas de Pós-graduação em Saúde

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i1.443

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil