Educação em espiritualidade na percepção de docentes em saúde de uma instituição de ensino superior do Recife
Resumo
Objetivo: Ao falar em saúde, estudos demonstram a importância da espiritualidade para seu entendimento e alcance. Neste sentido, instituições de ensino vêm incorporando esta temática em seus processos formativos. O presente estudo analisou o entendimento de docentes de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde no Recife acerca da temática religiosidade e espiritualidade em saúde. Método: Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, com metodologia quantitativa, realizado aplicando-se um questionário semiestruturado on-line. O link foi encaminhado por email com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa foi aprovada com o parecer nº 3.990.651 pelo comitê de ética da Instituição pesquisada. Resultados: A amostra final foi constituída por 71 docentes, que correspondeu a 47,68% da população. O grupo em estudo percebeu que a espiritualidade interfere muito na saúde dos pacientes (61,98%) e considera importante abordá-la (46,48%). A maioria dos docentes considera-se moderadamente capacitado para abordar a espiritualidade dos pacientes. Referente ao Ensino em Saúde e Espiritualidade, 32,4% dos entrevistados declararam a importância da inclusão da temática na matriz curricular; assim como, 35,21% acreditaram que os acadêmicos devem ser preparados na graduação para abordar a Espiritualidade dos pacientes. Sobre religiosidade e espiritualidade dos participantes, constatou-se que 69,01% dos entrevistados se dedicam a atividades religiosas mais de uma vez por semana e 54,93% informam que é totalmente verdade que a sua crença religiosa está por trás da sua maneira de viver. Conclusão: Constatou-se que os profissionais possuem espiritualidade elevada e que se esforçam para viver de acordo com as suas crenças. É importante ressaltar que, por mais espiritualizado que seja o profissional, há dificuldade na abordagem da espiritualidade, dentre os motivos: falta de conhecimento teórico e por isso, relatam a importância da inclusão deste tema na matriz curricular dos cursos de saúde.
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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i2.445
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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil