Educação em espiritualidade na percepção de docentes em saúde de uma instituição de ensino superior do Recife

Maíra Carla Ferreira, Alícia Gomes de Vasconcelos, Luanne Malaquias da Silva Freitas, Arturo de Pádua Walfrido Jordán, Flávia Patrícia Morais de Medeiros2, Osnir de Sá Viana

Resumo


Objetivo: Ao falar em saúde, estudos demonstram a importância da espiritualidade para seu entendimento e alcance. Neste sentido, instituições de ensino vêm incorporando esta temática em seus processos formativos. O presente estudo analisou o entendimento de docentes de saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde no Recife acerca da temática religiosidade e espiritualidade em saúde. Método: Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, com metodologia quantitativa, realizado aplicando-se um questionário semiestruturado on-line. O link foi encaminhado por email com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa foi aprovada com o parecer nº 3.990.651 pelo comitê de ética da Instituição pesquisada. Resultados: A amostra final foi constituída por 71 docentes, que correspondeu a 47,68% da população. O grupo em estudo percebeu que a espiritualidade interfere muito na saúde dos pacientes (61,98%) e considera importante abordá-la (46,48%). A maioria dos docentes considera-se moderadamente capacitado para abordar a espiritualidade dos pacientes. Referente ao Ensino em Saúde e Espiritualidade, 32,4% dos entrevistados declararam a importância da inclusão da temática na matriz curricular; assim como, 35,21% acreditaram que os acadêmicos devem ser preparados na graduação para abordar a Espiritualidade dos pacientes. Sobre religiosidade e espiritualidade dos participantes, constatou-se que 69,01% dos entrevistados se dedicam a atividades religiosas mais de uma vez por semana e 54,93% informam que é totalmente verdade que a sua crença religiosa está por trás da sua maneira de viver. Conclusão: Constatou-se que os profissionais possuem espiritualidade elevada e que se esforçam para viver de acordo com as suas crenças. É importante ressaltar que, por mais espiritualizado que seja o profissional, há dificuldade na abordagem da espiritualidade, dentre os motivos: falta de conhecimento teórico e por isso, relatam a importância da inclusão deste tema na matriz curricular dos cursos de saúde.


Palavras-chave


Espiritualidade. Docentes. Educação em Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i2.445

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil