Estudo por mapas mentais e conceituais pelo acadêmico de medicina diante a pandemia do Covid-19

Marcella Crystina Ramos Queiroz, Isabella Amaral Melo, Karolyne Moreira de Mendonça, Luiz Benedito Faria Neto, Ana Mackartney de Souza Marinho

Resumo


Os mapas mentais e conceituais são uma forma flexível e não linear de aprendizado utilizadas para sistematizar e caracterizar o conhecimento. Devido à pandemia da Covid-19 no ano de 2020, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras precisaram ressignificar o seu modo de ensino. Para isso, viu-se útil introduzir a construção de mapas mentais em grupo e on-line. Objetivo: Tal pesquisa tem como objetivo compreender a relevância do uso de mapa mental e mapa conceitual na percepção do acadêmico de medicina no módulo de Regime Especial de Aprendizagem Remota de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no município de Palmas – TO durante a pandemia da Covid-19. Método: Para este fim, a metodologia de estudo constitui-se em uma pesquisa exploratória, descritiva, do tipo coorte transversal com abordagem de natureza quantitativa de dados contínuos obtidos por meio da aplicação de questionário pela plataforma SurveyMonkey® aos alunos regularmente matriculados entre os 3º e 5º períodos do curso de medicina de 2020/1. Resultados: A partir dos resultados obtidos, demonstrou-se vantagens, como organização da discussão de situações-problema e facilidade de revisar o conteúdo posteriormente, bem como sedimentação dos conhecimentos. Por outro lado, ilustrou-se dificuldades em como fazer um mapa mental e/ou conceitual efetivo por falta de capacitação dos alunos, além da carência no suporte tecnológico e acessibilidade à internet igualitária aos acadêmicos. Conclusão: A pesquisa demonstra que a utilização dos mapas mentais e/ou conceituais na disciplina não foi totalmente efetiva. Assim sendo, os resultados revelaram contraposições à referências bibliográficas que apresentam apenas benefícios em sua maioria, entretanto a análise dos dados dessa pesquisa poderá contribuir com dados consistentes para realização de melhorias na metodologia e ampliação desse instrumento de estudo por demais Universidades de Medicina.


Palavras-chave


Covid-19. Medicina. Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i2.446

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