Estresse e estratégias de manejo: a experiência de acadêmicos de medicina

Adria Carolina de Melo Dias, Nathalia Sena Rocha, Rogério do Espirito Amorim Santo Correa, Danielle do Socorro Castro Moura

Resumo


Objetivo: Analisar a compreensão que acadêmicos do curso de medicina do Campus VIII da Universidade do Estado do Pará (UEPA) apresentam sobre o estresse. Método: Metodologia de viés observacional e qualitativo, que contou com a realização de entrevistas a 36 acadêmicos, por meio virtual, no período de outubro e novembro de 2020. Para tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo desenvolvida por Bardin. Resultados: Entre os principais resultados, destacou-se a existência das perspectivas biopsicossocial, negativa e biológica para a compreensão do fenômeno pelos acadêmicos. Ainda, foram citados agentes estressores na vida pessoal, tais como questões familiares, financeiras e frustações acerca da vida acadêmica; teve-se a queixa sobre excesso de conteúdo, metodologia de ensino me competição entre os universitários. Sobre estratégias de enfrentamento, algumas que foram citadas estão dentro da categoria de coping focado na emoção, como assistir séries, ler livros, uso de terapias complementares e na categoria de coping focado no problema tem-se a ação de buscar a resolução da problemática estressante. Conclusão: Observouse que os participantes apresentam uma compreensão diversificada sobre o fenômeno. Ressalta-se a importância de intervenções preventivas frente as demandas de estresse no contexto universitário.


Palavras-chave


Estudantes de medicina. Estresse Psicológico. Compreensão. Estratégias de enfrentamento.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i2.447

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