Anatomia Humana: influência da monitoria acadêmica no desempenho dos discentes de Fisioterapia

Bárbara Pires Corveloni, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva, Mayara Bocchi, Eduardo Vignoto Fernandes

Resumo


Objetivo: analisar a influência da monitoria acadêmica (MA) em Anatomia Humana (AH) no desempenho dos discentes de Fisioterapia. Método: participaram do estudo 44 acadêmicos matriculados na disciplina de AH. Foram realizados 15 encontros de MA antes da avaliação. Para a análise dos dados, os estudantes foram distribuídos em grupo sem monitoria (GSM, n = 15) e grupo monitoria (GM, n = 29). A comparação entre os grupos foi realizada pelo teste t de Student. Para a realização da correlação foi utilizado o teste r de Pearson. O índice de significância foi de p < 0,05. Resultados: teve-se como resultado que o grupo GM apresentou melhor desempenho, quando comparado ao grupo GSM, além disso, foi encontrado uma correlação positiva entre a presença na MA e o desempenho acadêmico. Conclusão: pode-se concluir que a MA influenciou de forma positiva no desempenho dos discentes de Fisioterapia na disciplina de AH.


Palavras-chave


Aprendizagem. Educação Superior. Anatomia,

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i2.448

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil