Como construir situações-problema na aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática da literatura

Flávia Hortência Gomes de Oliveira, Wanderson Augusto Oliveira de Almeida, Edna Ferreira Coelho Galvão

Resumo


Objetivo: Realizar uma revisão sistemática, com vistas à apresentação de orientações e princípios norteadores em relação a construção das situações-problema (SP), que poderão auxiliar os docentes durante o planejamento das atividades e consequentemente otimizar o processo de ensino aprendizagem. Método: revisão sistemática realizada entre março e abril de 2021, com período da busca entre 2008 a 2021, dos artigos indexados nas bases de dados SciELO, Medline, Pubmed, Portal Periódicos Capes e ERIC. Foram utilizados os Descritores das Ciências da Saúde (DeCS) nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. A análise dos artigos foi feita por 2 pesquisadores independentes. Resultados e discussão: foram identificados 266 artigos, dos quais se excluíram 258 conforme os critérios de inclusão e exclusão, restando 8 artigos na amostra final. Os estudos selecionados mostraram que durante o processo de planejamento das SP, os docentes precisam estar atentos a uma série de cuidados e recomendações descritas na literatura. Conclusão: Os resultados mostraram que há um consenso na maioria dos estudos quanto a necessidade de basear os problemas em situações reais, avaliar o conhecimento prévio dos alunos, o texto não deve possuir tantos dados e o nível de complexidade deve ir progredindo conforme o estudante avança nas séries do curso. Foram identificados aspectos divergentes quanto a formação profissional do tutor, se ele deve ou não ser especialista na área, e houve recomendações para evitar erros como o cuidado para não confundir as SP com casos clínicos e a importância de comparar os objetivos propostos e os encontrados pelos alunos, que devem seguir o mesmo raciocínio.


Palavras-chave


Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem ativa. Ensino superior.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v6i2.449

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