O portfólio como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva na perspectiva dos alunos de um curso de medicina

Aline Oliveira Ferraz, Nara Macedo Botelho, Clóvis José Viera da Silva

Resumo


Objetivo: Avaliar o portfólio utilizado no módulo de Interação em Saúde na Comunidade como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva na perspectiva dos alunos do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará. Métodos: Estudo transversal, observacional e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 24 participantes, distribuídos em dois grupos de 12 alunos do 9o e do 10o semestre do curso. Resultados: As opiniões dos alunos, reveladas nas entrevistas, demonstraram que o portfólio foi utilizado diariamente do primeiro ao oitavo semestre do curso e que sofreu uma série de alterações em seu modelo. Os alunos referiram que no início o instrumento era desnecessário, confuso e que nem os professores tinham conhecimento e opinião convergentes sobre ele. Com as alterações e a inclusão do Feedback em seu modelo, transformou-se em primordial, importante e necessário. Conclusão: O portfólio foi avaliado e referendado como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva. O estudo permitiu a obtenção de informações que podem subsidiar o processo de avaliação formativa através do portfólio crítico reflexivo e adequação do ensino médico no referido curso de medicina às necessidades da população brasileira assistida pelo SUS.


Palavras-chave


Graduação em medicina, Avaliação, Portfólio.

Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Ministério de Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 nov. 2001. Seção 1, 38p.

Andrade MR. O perfil médico a ser formado no novo projeto de graduação em Medicina. Escolas Médicas do Brasil [Internet]. 2010 [citado em 2012 Ago 29]. Disponível em: www.escolasmedicas.com.br/art_det.php?cod=181.

Trindade DG, Cornetta MCM, organizadores. Manual do Programa de Aprendizagem em Atenção Básica. Natal (RN): Edunp; 2011. 29 p.

Silva CJV, Botelho NM. A formação médica e a assistência humanizada: o papel da educação e do educador em saúde. Rev Para Med. 2013;27(2):95-9.

Perrenoud P. A prática Reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Schilling C, tradutora. Porto Alegre (RS): Art Med; 2002. 232 p.

Villas Boas BMF. Portfólio, avaliação e o trabalho pedagógico. 8. ed. Campinas (SP): Papirus; 2012. 191 p.

Vieira VMO, Sousa CP. Contribuição do portfólio para avaliação do aluno universitário. Est Aval Educ. 2009;20(43):235-55. http://dx.doi.org/10.18222/eae204320092047.

Perrenoud P. 10 Novas competências para ensinar. Ramos PC, tradutor. Porto Alegre (RS): Artmed; 2000. 192 p.

Silva CJV, Caldato MCF, organizadores. Manual do Módulo de Interação em Saúde na Comunidade. Belém (PA): CESUPA; 2012. 93 p.

Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisa qualitativa em saúde: contribuições teóricas. Cad Saude Publica. 2008;24(1):17-27. PMid:18209831. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003.

Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. 5. ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2011. 685 p.

Bardin L. Análise de conteúdo. Reto LA, Pinheiro A, tradutores. Lisboa: Edições 70; 2006. 280 p.

Oliveira MM. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. rev. e ampl. Petrópolis (RJ): Vozes; 2010. 232 p.

Villas Boas BMF. O portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ Soc. 2005;26(90):291-306. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013.

Moreto G. Uma nova metodologia docente em Bioética: experiência da aplicação do Portfólio com estudantes de Medicina. O Mundo da Saúde. 2010;34(3):341-6.

Troncon LEA. Avaliação do estudante de Medicina. Medicina. 1996 Out-Nov;29:429-39.

Hypolito D. O uso do portfólio, a reflexão e a avaliação. Integração. 1999;5(19):291-2.

Schön DA. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Costa RC, tradutor. Porto Alegre (RS): Artmed; 2008. 256 p.

Forte FDS, Vieira LB, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Ferreira MLSM. Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de Odontologia. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1, Supl 2):25-32. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300005.

Cunha MI. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev Fac Educ. 1997;23(1‐2). http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551997000100010.

Hoffman JL. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação; 2012. 176 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil