O portfólio como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva na perspectiva dos alunos de um curso de medicina

Aline Oliveira Ferraz, Nara Macedo Botelho, Clóvis José Viera da Silva

Resumo


Objetivo: Avaliar o portfólio utilizado no módulo de Interação em Saúde na Comunidade como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva na perspectiva dos alunos do curso de medicina do Centro Universitário do Estado do Pará. Métodos: Estudo transversal, observacional e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 24 participantes, distribuídos em dois grupos de 12 alunos do 9o e do 10o semestre do curso. Resultados: As opiniões dos alunos, reveladas nas entrevistas, demonstraram que o portfólio foi utilizado diariamente do primeiro ao oitavo semestre do curso e que sofreu uma série de alterações em seu modelo. Os alunos referiram que no início o instrumento era desnecessário, confuso e que nem os professores tinham conhecimento e opinião convergentes sobre ele. Com as alterações e a inclusão do Feedback em seu modelo, transformou-se em primordial, importante e necessário. Conclusão: O portfólio foi avaliado e referendado como instrumento de autoavaliação crítico reflexiva. O estudo permitiu a obtenção de informações que podem subsidiar o processo de avaliação formativa através do portfólio crítico reflexivo e adequação do ensino médico no referido curso de medicina às necessidades da população brasileira assistida pelo SUS.


Palavras-chave


Graduação em medicina, Avaliação, Portfólio.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i1.47

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