Compreensão de informações em saúde pelos idosos atendidos no SUS estimulados pela ludicidade

Maria Izabel Penha de Oliveira Santos, Andresa Pereira Silva, Nubia Caroline Carvalho Rego

Resumo


Objetivo: Comparar a capacidade de compreensão de informações em saúde de um grupo de idosos através da estimulação com jogos educativos. Método: Pesquisa quantitativa, de cunho descritivo e comparativo, realizada com 40 idosos assistidos em Unidade Municipal de Saúde em Belém/PA. Foram compostos dois grupos: um Grupo Lúdico (GL) com n=20 e outro Grupo Não Lúdico (GNL) com n=20. Os dados foram coletados em três etapas: (1) Aplicação de um formulário estruturado contendo dados sociodemográficos e de saúde, (2) leitura de um texto sobre Hipertensão Arterial seguida de (3) avaliação da compreensão textual e numérica, com os dois grupos. Na segunda etapa o GL participou de um jogo para a estimulação da memória e concentração, e na terceira etapa os dois grupos fizeram a releitura do texto e reavaliação da compreensão textual e numérica. Resultados: Dentre os idosos, 55,0% eram do sexo feminino, a média de idade foi 70 anos (DP±7,24); a média de escolaridade foi de 6 e 8 anos de estudo, para o GNL e GL, respectivamente (DP± 4,06 e DP± 3,95); cerca de 75,0% relataram ter hábito de leitura e 70,0% referiram compreender as informações em saúde, nos dois grupos. Quanto à compreensão textual, o resultado da primeira avaliação foi semelhante, 65,0% para o GNL e 70,0% para GL (p>0,05). Conclusão: Conforme a primeira avaliação textual e numérica houve uma boa compreensão dos grupos. Com a utilização dos jogos educativos, o GL apresentou proporcionalmente melhor compreensão textual em relação ao GNL. Assim, observou-se que os dois grupos de idosos compreenderam de forma semelhante às informações textuais e numéricas, contribuindo, possivelmente, para os cuidados em saúde.


Palavras-chave


Alfabetização em saúde, Idoso, Saúde do Idoso.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i1.73

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