Tecnologia educativa: Orientações aos Pais de Crianças com Fissuras Labiopalatais.

Mara Lúcia Sousa

Resumo


O estudo tem por objetivo compreender o entendimento dos pais sobre os cuidados dos filhos com labiopalatais; identificar as necessidades do cuidado dos filhos portadores de labioleporino e/ou fenda palatina; propor uma tecnologia educativa do tipo aplicativo celular que auxilie no tratamento das crianças com labioleporino/fenda palatina. Labioleporino e/ou fenda palatina é uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), podendo ser completa, lábio e palato. Metodologia: Os participantes foram 10 pais de crianças com idade entre 1 a 5 anos que estavam em acompanhamento mensal no setor de fissurados do Hospital Publico Ophir Loyola, instituição de referência em tratamento e acompanhamento de pacientes com labioleporino e/ou fenda palatina. Foi aplicada a técnica de entrevista semiestruturada. Para a organização e análise dos dados foi aplicada a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Após a análise do material emergiram duas categorias. A primeira categoria está diretamente relacionada ao que foi relatada pouca dificuldade e maior dificuldade encontradas pelos pais fazendo referência a higiene e nutrição dos portadores de labioleporino e/ou fenda palatina. A segunda categoria discorre sobre a tecnologia educativa, relevância e de que maneira poderá contribuir para uma assistência de qualidade aos pacientes com labioleporino e/ou fenda palatina. Esses resultados apontam que os pais e pacientes portadores de labioleporino necessitam ser ouvidos para que se sintam inseridos como parte fundamental do êxito na qualidade da assistência. A tecnologia educativa proposta deve ser interpretada como mais uma estratégia de cuidado no sentido de esclarecer dúvida e orientar cuidados específicos quanto a alimentação e higiene local, visto que a equipe multiprofissional com o seu conhecimento técnico-científico contribui na inserção de saberes aos seus pacientes, assim como esses últimos possuem a convivência diária e as dificuldades que somente com o cotidiano se identifica.


Palavras-chave


Labioleporino, Fenda palatina, Tecnologia educativa.

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DOI: https://doi.org/10.4322/ijhe.v1i1.8

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IJHE é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia, Belém, Pará, Brasil